José Filippi defende emprego, renda e igualdade para resgatar história petista em Diadema

Após seis mandatos consecutivos de gestões petistas, de 1983 a 2012, cidade do ABCD paulista se encontra mergulhada em uma das piores crises da sua história. O candidato a prefeito José de Filippi quer resgatar orgulho da Diadema dos anos do PT

Site do PT/Divulgação

Com a experiência administrativa de que quem já governou Diadema – cidade localizada na região do ABCD paulista – por três mandatos, de 1993 a 1996 e de 2001 a 2008, José de Filippi Júnior é novamente o candidato do Partido dos Trabalhadores à prefeitura da cidade em 2020.

Em Diadema, o PT disputa a eleição municipal com uma chapa pura, que tem como vice a também petista Patrícia Ferreira, a Patty, e que forma com os partidos PL, Patriota, Avante e Solidariedade a Coligação Diadema da Gente 13.

Ao todo, de 1983 a 2012 foram seis administrações petistas que fizeram de Diadema uma cidade com mais qualidade de vida e mais direitos conquistados pela sua população. Mas, após 2012 o que se viu foi um desmonte das políticas públicas conquistadas durante os governos do PT que causaram retrocessos na qualidade de vida da população mais vulnerável.

E a situação do município, assim como de todo o país, piorou ainda mais depois de 2016, a partir do golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff.

As ações da Prefeitura serão orientadas para o combate às desigualdades sociais e para geração de trabalho e renda, viabilizando que todos tenham acesso às oportunidades de trabalho decente e bem remunerado. Vamos buscar novos investidores e empresas que respeitem o desenvolvimento sustentável e garantam qualidade de vida, equilíbrio ambiental e justiça social

José de Filippi Júnior, candidato do PT à prefeitura de Diadema

Igualdade, justiça social e humanização

Para José de Filippi, “governar é escolher prioridades em sintonia com a população”. Ele deixa claro em seu programa de governo a intenção de retomar o desenvolvimento do município da Grande São Paulo com mais igualdade e justiça social.

“Nosso programa de governo aponta o caminho para Diadema retomar o desenvolvimento com mais igualdade e justiça social, com a população bem cuidada e valorizada. Quero, de novo, fazer um governo aberto e sensível às demandas da população para colocar os mais pobres no orçamento da Prefeitura e resolver os sofrimentos imediatos dos mais necessitados e os problemas que mais angustiam nossa população”, reafirma Filippi.

Ele prevê encontrar uma Diadema mergulhada em uma das piores crises da sua história, mas se diz preparado para mais esse desafio e acredita que uma “outra cidade é possível”.

Além de ter sido prefeito, deputado estadual e federal, José de Filippi exerceu também o cargo de secretário municipal de Saúde da cidade de São Paulo, durante a gestão de Fernando Haddad. Por isso, ele defende fazer de Diadema uma cidade novamente mais humanizada.

“Vamos, de novo, transformar Diadema em uma cidade saudável e mais humana, com a saúde em dia, com o meio ambiente respeitado e valorizado e com a garantia de segurança alimentar e de acesso ao esporte e lazer para toda gente. E vamos defender mais investimentos no SUS e criar um mutirão do Programa Saúde da Família para prevenção de doenças e cuidados aos mais necessitados”, promete.

José de Filippi, com a candidata a vice, Patty Ferreira, durante atividade de campanha. Foto: Divulgação

Construir uma cidade de oportunidades

O programa de governo apresentado por José de Filippi tem cinco eixos que tem como objetivo resgatar o orgulho de se viver em Diadema.

Um dos eixos é o “Cidade de Oportunidades” que trata da recuperação econômica do município, através da articulação em conjuntos com setores produtivos locais envolvendo as pequenas e médias empresas.

“Além disso, vamos realizar um trabalho de reconversão industrial para, por exemplo, produzir EPIs e equipamentos da área de saúde. Vamos desenvolver de forma arrojada a economia solidária, com incentivo e apoio técnico à formação de cooperativas. Vamos criar condições para viabilizar o Banco Comunitário com estímulo à economia solidária e como meio para fortalecer o consumo nos estabelecimentos comerciais e de serviço”, argumenta Filippi em seu programa de governo.

Outra iniciativa que deverá ser viabilizada na futura administração será a retomada da Central de Emprego e Renda para buscar vagas de trabalho e preparar os candidatos às novas oportunidades de emprego. E também fazer parcerias com cooperativas para o desenvolvimento de aplicativos de transporte e entrega.

“As ações da Prefeitura serão orientadas para o combate às desigualdades sociais e para geração de trabalho e renda, viabilizando que todos tenham acesso às oportunidades de trabalho decente e bem remunerado. Vamos buscar novos investidores e empresas que respeitem o desenvolvimento sustentável e garantam qualidade de vida, equilíbrio ambiental e justiça social”, afirma o candidato petista.

Segurança cidadã

As administrações petistas conseguiram tirar Diadema do mapa da violência através da redução do número de homicídios, roubos e furtos, e agora o desafio será tirar a cidade da lista dos municípios mais violentos da Grande São Paulo.

“Vamos retomar as boas práticas da segurança cidadã, que agregam o policiamento preventivo e integrado da Guarda Municipal com as Polícias Civil e Militar, além de implantar políticas de inclusão social, como o projeto Adolescente Aprendiz. Vamos fazer um novo plano de segurança com a participação da população e de especialistas”, enfatiza.

De Filippi pretende ainda fazer um pacto com a juventude para assegurar locais acessíveis e seguros para as suas atividades de lazer e culturais.

E se compromete com a defesa de políticas de proteção à população mais vulnerável e no combate à discriminação:

“Vamos trabalhar na promoção dos direitos humanos com ações de prevenção e de proteção da população mais vulnerável, contra a violência às mulheres, às crianças e adolescentes, aos idosos e à população LGBTQIA+, e com ações de combate ao racismo e contra todas as formas de discriminação e preconceito”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast