Juiz de Fora: Prefeita do PT garante paridade de gênero no Secretariado

Margarida Salomão anuncia a nomeação de dez mulheres, dentre as vinte secretarias disponíveis. Elas estarão em pastas estratégicas como saúde, educação, fazenda, governo entre outras.

Em Juiz de Fora – MG, a prefeita eleita pelo PT, Margarida Salomão, anunciou hoje os nomes de quem vai ocupar as vinte secretarias da administração municipal. Das vagas disponíveis, metade será ocupada por mulheres em pastas de peso como saúde, educação, fazenda, governo e assistência social. Ela é a primeira prefeita da cidade mineira.

Deputada federal e professora emérita da UFJF, Margarida Salomão está entre as 25 prefeitas eleitas pelo Partido dos Trabalhadores em todo país. Junto com Marília Campos, de Contagem-MG, ela também foi uma das que enfrentaram uma disputa acirrada no segundo turno em sua cidade e saiu vitoriosa.

“A gente mal senta na cadeira e já começa a transformar o espaço político. Eleger mulheres comprometidas em fazer uma sociedade mais justa e democrática mexe com as estruturas. E as mulheres do PT estão preparadas para isso. A paridade de gênero é só o começo”, afirma Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT e coordenadora do projeto Elas Por Elas.

As secretárias que ocuparão o cargo a partir de janeiro de 2020 estão distribuídas nas seguintes pastas: Fazenda, Governo, Tecnologia da Informação, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Planejamento, Agropecuária e Fundação Cultural.  

“Eu sei a enormidade da esperança que está sobre nós, e com este sentimento de gratidão e de humildade, temos uma disposição enorme de fazer com que a nossa gestão corresponda ao sonho das pessoas”, afirmou em coletiva quando saiu o resultado eleitoral.

Mineira de Juiz de Fora, Margarida Salomão foi secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora entre 1983 e 1988. Também foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por dois mandatos, de 1998 a 2006, e dirigente nacional da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andes).

Esta foi a quarta vez que Margarida se candidatou à Prefeitura de Juiz de Fora e a primeira disputa municipal que venceu. Ela concorreu ao cargo em todas as eleições municipais desde 2008. Atualmente, cumpre o terceiro mandato consecutivo como deputada federal pelo PT de Minas Gerais. Em 2010, quando tentou a Câmara dos Deputados pelo primeiro pleito, alcançou a maior votação na cidade. Margarida Salomão é filiada ao PT desde 2002.

Conheça as secretárias:

CIDINHA LOUZADA

Secretária da Fazenda

Advogada e chefe de gabinete da deputada federal Margarida Salomão entre 2013 e 2020. Foi vereadora na Câmara Municipal de Juiz de Fora. Foi presidente da Associação Mineira de Defesa do Consumidor e dos Trabalhadores (AMACONT).

FERNANDA FINOTTI

Secretária de Governo

 Doutora em Finanças pela Universidade de Columbia/NY. Professora Titular da Faculdade de Economia/UFJF. Membro do Programa de Pós-graduação em Economia/UFJF.

LIGIA INHAN

Secretária da Tecnologia da Informação e Processos Administrativos

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Mestre em Gestão pela UTAD (Portugal), Pós-Graduação em Design Gráfico (Fac. Estácio de Sá) e Tecnologia da Informação (Fac. Machado Sobrinho). Gestora de conteúdo digital e e-commerce, consultora de negócios e design para empresas e microempreendimentos.

ANA PIMENTEL

Secretária de Saúde

Médica, formada pela UFJF. Doutora em saúde coletiva pelo Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz Mestre em saúde coletiva (UERJ). Professora de saúde coletiva na Medicina da UFSJ

NÁDIA RIBAS

Secretária de Educação

Graduada em Pedagogia (UFJF), Doutoranda e Mestre em Educação (UFJF). Especialista em Alfabetização e Linguagem (UFJF). Professora concursada na PJF há 27 anos. Atualmente é professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em um Centro de Atendimento Educacional Especializado.

GIANE ELISA

Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa)

Mestra em educação pela UFF. Professora da rede municipal de Juiz de Fora. Educadora Popular e atriz – coordenadora do Projeto de Teatro do Oprimido. Articuladora temática do Programa “JF nos Trilhos da Paz” e coordenadora do Projeto de Ciranda Cidadã, da PJF. Dramaturga, diretora artística e encenadora d’As Ruths – Grupo de Artes Cênicas e Políticas.

MALU SALIM

Secretária de Assistência Social

Formada em Serviço Social (UFJF), Mestre em Saúde e especialista em Saúde da Família (UFJF). Assistente social, tutora em cursos de especialização em “Gestão Pública Organização em Saúde” para o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (UFJF/FACC), e em “Gestão do cuidado em Saúde da Família” (UFMG/Nescon). Supervisora de UBS da PJF por 12 anos, preceptora da Residência em Saúde da Família da UFJF.

FABÍOLA RAMOS

Secretária de Planejamento e Território

Arquiteta e urbanista, com especializações em “Planejamento e Uso do Solo Urbano” (IPPUR/UFRJ), “Planejamento Municipal” (UFV e University of Nova Scotia TUNS – Canadá), “Gerência de Projetos Municipais” (ENSUR/IBAM – RJ). É servidora pública aposentada da PJF, com passagens por: IPPLAN/JF, Emcasa, Secretaria de Atividades Urbanas e Secretaria de Planejamento e Gestão.

FABIOLA PAULINO DA SILVA

Secretária de Agropecuária

Graduada em Ciências Sociais pela UFJF. Mestra em Sociologia (UFMG). Técnica em Agropecuária pela UFV. Atuou na assessoria técnica e como delegada adjunta na Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário MG. Foi Secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Agrário do Governo de MG. Foi Diretora de Infraestrutura da EMATER/MG.

ALINE JUNQUEIRA

Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas

Graduada em Comunicação Social (UFJF) Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Presidente da Associação de Moradores do Bairro Benfica entre 2013 a 2017. Assessora da deputada federal Margarida Salomão desde 2014.

Por Ana Clara, Elas Por Elas

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast