Juventude do PT divulga resolução do Encontro Nacional de Estudantes

Estudantes denunciam retrocessos na educação promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro e reivindicam a liberdade do ex-presidente Lula

Ricardo Stuckert

Encontro Nacional dos Estudantes Petistas

Os estudantes do Partido dos Trabalhadores denunciam os retrocessos que a educação brasileira tem sofrido desde o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff e que se agravam na gestão de Jair Bolsonaro (PSL). Em carta, a juventude critica a visão elitista que o atual governo tem sobre as universidades e reivindica a liberdade do ex-presidente Lula.

“O governo Bolsonaro defende que a ideia de universidade para todos não exista. Esta visão, que é principio básico da atual gestão do Ministério da Educação, mostra a postura elitista e preconceituosa do atual governo, que defende que as universidades devem ficar reservadas para a elite”, critica uma carta do Encontro Nacional de Estudantes do PT.

O evento foi realizado entre os dias 04 e 07 de abril em Curitiba e somou-se aos atos contra um ano da prisão injusta do ex-presidente Lula.

Leia a nota do Secretário Nacional da Juventude do PT

Com muita unidade, a Juventude do PT realizou seu Encontro Nacional dos Estudantes Petistas – ENEPT entre os dias 4 e 7 de abril, em Curitiba. O Encontro se somou aos atos de protesto contra 1 ano da injusta prisão de Lula, tendo a sua abertura realizada no dia 4, durante o “Boa Noite, Presidente Lula” que a Vigília Lula Livre realiza todos os dias, e o seu encerramento ocorrendo com a participação das atividades do dia 7, em frente à sede da Polícia Federal.

O ENEPT contou com presenças importantes como a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta, e o ex-senador Lindbergh Farias, de diversos dirigentes petistas e, é claro, as lideranças da JPT no Movimento Estudantil como a Vice-Presidenta da UBES, Débora Nepomuceno, e o Secretário Geral da UNE, Mário Magno.

Além da Resolução Política, que convoca os e as estudantes a ocuparem as ruas contra a Reforma da Previdência e os retrocessos na educação, que visam ser impostos pelo Governo Bolsonaro, fazendo da luta pela liberdade de Lula um marco para a restauração da democracia e dos direitos do povo. O encontro também aprovou resoluções em solidariedade ao povo argelino, contra a prisão política do DJ Rennan da Penha e de apoio à soberania da Venezuela, além de remeter uma carta ao Governador Petista Rui Costa, da Bahia, em defesa das UEBAs (Universidades Estaduais da Bahia).

Segundo o Secretário Nacional da JPT Ronald Sorriso, “o encontro foi fundamental pro proporcionar um espaço de diálogo entre os e as estudantes petistas, ampliando as convergências e possibilitando uma ação unitária em defesa da juventude brasileira”.

Ronald Luiz dos Santos é Secretário Nacional da Juventude do PT

Carta do Encontro Nacional de Estudantes