Legado e renovação: PT vai governar Diadema e Mauá, no ABC paulista

José de Filippi, em Diadema, e Marcelo Oliveira, em Mauá, protagonizaram campanhas acirradas e que demonstraram a garra e a superação da militância petista engasgada com as derrotas ocorridas em 2012 e 2016

Site do PT

O PT venceu em Diadema e Mauá, em São Paulo. As duas vitórias marcam o retorno do partido ao poder municipal em seu berço natural, na região do Grande ABC paulista, após as derrotas em 2012 e 2016, respectivamente. Desde a eleição municipal passada que o partido não governava nenhuma cidade da região, simbólica para a história do PT.

Em Diadema, o ex-prefeito José de Filippi Júnior vai administrar pela quarta vez  a primeira cidade a ser governada pelo PT na história do partido, em 1982. Eleito novamente em 2020, Fillipi governou a cidade de 1993 a 1996, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008.

O segundo turno foi muito disputado em Diadema. O candidato petista recebeu 106.849 votos contra 101.231 do empresário Taka Yamauchi (PSD), com uma diferença de 5.618 votos. Após o resultado da eleição, Filippi agradeceu pelos votos recebidos e garantiu que irá trabalhar para a cidade como um todo.

“Eu quero agradecer os votos que eu tive e mandar um recado para os outros 100 mil eleitores que não votaram em mim: eu vou trabalhar para a cidade toda. Eu vou trabalhar com a confiança dos que votaram em mim para que essa cidade possa voltar a ter as políticas públicas que um dia já teve”, declarou o ex-prefeito.

Sobre a pequena diferença de votos que o levou à vitória, o petista lembrou da eleição de 2004 quando venceu a disputa contra o tucano Zé Augusto. “Foi uma eleição apertada, foi dura’. Foi mesmo. Mas eu já ganhei uma eleição por 500 votos. Essa vitória a margem foi mais larga. E isso só me anima a trabalhar mais”.

A militância petista festejou muito a vitória e a volta do PT à prefeitura de Diadema depois de oito anos. “Estava engasgado” na garganta dos petistas, afirmou o presidente do PT municipal, Adi dos Santos.

Virada em Mauá

O partido retorna ao poder também em Mauá, outra cidade da região do ABC paulista, após quatros anos fora da prefeitura e depois de ter governado a cidade por quatro vezes. Oswaldo Dias foi prefeito nos mandatos de 1997 a 2000, 2001 a 2004 e 2009 a 2012, enquanto que Donizete Braga, hoje no PDT, governou de 2013 a 2016.

Desta vez quem irá governar Mauá é o atual vereador petista Marcelo Oliveira que protagonizou incrível virada no segundo turno , e venceu o pleito com um total de 91.459 votos contra 88.783 do atual prefeito Átila Jacomussi (PSB). Oliveira havia vencido o primeiro turno com uma boa diferença.

O atual prefeito ficou cinco meses afastado, de abril a setembro de 2019, por decisão da Câmara, por crime de responsabilidade. Chegou a ser preso por suposto desvio de verba da merenda. Ele só retornou à administração no ano passado.

Aos 48 anos, Marcelo está em terceiro mandato de vereador e já foi presidente da Câmara Municipal de Mauá, tendo feito uma oposição firme ao prefeito derrotado. Ele é formado em Processos de Produção. Foi metalúrgico da General Motors, diretor do sindicato da categoria em São Caetano e da Federação Estadual (FEM-CUT).