Leopoldo Vieira: Núcleo Celso Daniel há um ano contribuindo com os rumos do PT

Neste Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de 2014, o Núcleo Petista Celso Daniel de Administração Pública-NCD comemora seu primeiro aniversário. E já pode comemorar seu espaço no debate político do Partido dos Trabalhadores.

Fruto de uma antiga vontade de diversos atores por um ambiente dedicado ao debate de questões afetas à gestão pública no partido, que pudesse discutir a fundo o funcionamento, as bases, os processos, os instrumentos e os rumos do Estado e da Administração Pública no Brasil, o Núcleo se baseou em uma proposta ousada: ser territorialmente sediado em Brasília-DF, mas reunir filiados e simpatizantes de todo o país virtualmente.

Nesse sentido, o NCD combina o modo clássico de organização petista, presente desde os idos dos anos 80 – o núcleo de base – com modernas possibilidades abertas no IV Congresso do PT, como os núcleos virtuais, explorando o potencial agregador e disseminador da internet.

Mais ousada ainda é a proposta de organizar petistas que atuam nos diversos órgãos e entidades públicos para oferecer contribuições ao projeto nacional a partir da práxis cotidiana na operação de um Estado ainda muito resistente aos ideais de esquerda, reconhecendo a importância de uma atuação política junto à burocracia e dentro da burocracia, muitas vezes tão decisiva quanto discreta, para viabilizar os expressivos resultados conquistados nestes 12 anos de governos do PT à frente da Presidência da República.

Desde Primeiro de Maio de 2013, o Núcleo Celso Daniel, que homenageia uma das mais luminosas personalidades do partido a encampar o tema da gestão pública e sua importância estratégica, construiu seu manifesto de fundação, apontando o desafio de sistematizar e articular ideias e propostas inovadoras para o país.

A partir disso, estabeleceu uma dinâmica de produção e publicação de editoriais – até agora, sendo de periodicidade quinzenal – para externar suas opiniões coletivas sobre os assuntos da conjuntura direta ou indiretamente ligados ao assunto. Durante as últimas eleições internas do PT, o NCD propôs uma carta-plataforma para os candidatos a presidir o PT Nacional.

Adiante, desenvolveu sua marca e construiu seu site para melhor coordenar suas posições e a divulgação das mesmas. Devido ao reconhecimento obtido em curto espaço de tempo, foi convidado a palestrar nos cursos de pós-graduação da Fundação Perseu Abramo, assim como recebeu do presidente desta, Marcio Pochmann, ex-presidente do IPEA, convite para participar no livro de balanço dos 10 anos de governos petistas, no tema Gestão.

O reconhecimento crescente do Núcleo também lhe valeu uma expressiva participação no Grupo de Trabalho montado em Brasília para formular propostas para o programa de governo da candidatura de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo.

Além disso, avança a perspectiva de nacionalização territorial do Núcleo, com contatos abertos para consolidar filiais estaduais em pelo menos 8 estados. O Núcleo também promove sua articulação internacional com os núcleos do PT no exterior, para aprofundar laços de cooperação entre organismos congêneres, com intervenção estratégica para o debate qualificado sobre o país e o partido.

Para 2014, o Núcleo Celso Daniel se planeja para oferecer contribuições à elaboração do programa de governo da reeleição da presidenta Dilma na área de gestão pública, abrir uma agenda de debates sobre temas cruciais do Estado, inclusive incorporando o necessário olhar da integração regional, e apoiar as diversas candidaturas majoritárias e proporcionais petistas em todo o país.

Aproveitando a oportunidade deste positivo balanço em tão pouco tempo de vida, o NCD saúda as companheiras e os companheiros que contribuíram com suas ideias e participação para a construção dessa trajetória e convida você que é filiado ou simpatizante do PT, atua no âmbito do poder público, ou almeja se engajar nos debates referentes à Administração Pública numa perspectiva de esquerda, a aderir à nossa proposta e seguir desenvolvendo o Modo Petista de Governar e Legislar, tão essencial para continuar melhorando a vida de milhões de brasileiros.

Leopoldo Vieira é membro fundador do Núcleo Celso Daniel de Administração Pública