Lideranças reafirmam que Lula pelo Brasil continua

Presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, e coordenador da caravana Márcio Macedo falam à imprensa nesta segunda (26)

Reprodução

Marcio Macedo, Gleisi Hoffmann e Paulo Pimenta durante pronunciamento sobre Lula pelo Brasil na segunda-feira (26)

A caravana Lula pelo Brasil chega em sua reta final cumprindo até agora exatamente o que havia proposto: dialogar com a população, avaliar como andam os programas federais implantados na região durante os governos petistas e denunciar o descaso dos golpistas com iniciativas que deram novas perspectivas para milhares de pessoas como a criação de universidades e incentivos à agricultura familiar.

A avaliação foi apresentada na manhã desta segunda-feira (26) em pronunciamento realizado pela presidenta Nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, ao lado do líder do PT na Câmara, deputado federal Paulo Pimenta, e do coordenador da caravana Márcio Macedo.

“Avaliamos a caravana até aqui como vitoriosa. Cumprimos todos os objetivos que nós queríamos que era falar com o povo do Sul do Brasil. Nas cidades onde passamos fizemos as manifestações, conversamos com a população, visitamos programas importantes implantados pelo presidente Lula tanto na educação como na agricultura familiar. Movimentamos muitas pessoas, basta ver os atos que nós tivemos em Florianópolis, São Leopoldo e em Bagé”, declarou Gleisi Hoffmann.

A presidenta do PT também refutou qualquer possibilidade de a caravana não seguir com a programação diante dos ataques que o ex-presidente Lula vem sofrendo por pequenos grupos de extrema direita. “Nós vamos continuar com a caravana com a mesma alegria, o mesmo entusiamo e com a mesma disposição de conversar com as pessoas.”

“Esses incidentes não deixam a caravana a desejar. De modo algum. Nós denunciamos os ataques porque isso é um prenúncio de como se dará o processo eleitoral no Brasil. De como os ânimos vão ser acirrados e como esses grupos de extrema direita, essas milícias vão atuar.”

Gleisi Hoffmann também contesta a postura da imprensa tentar esconder o fato de Lula ter sido recebido com bastante entusiasmo pela grande maioria da população. “Nós temos preocupação com a segurança do ex-presidente Lula. Muitos querem dar uma narrativa de que o presidente Lula não tem sido bem recebido. Não é verdade. Por onde nós andamos é maior o número de pessoas que vem falar com ele do que esses incidentes. A caravana continua e vamos fazer um belíssimo ato de encerramento em Curitiba”.

O deputado federal Paulo Pimenta concorda. “Em todos os locais que nós estivemos realizamos grandes atos. Muitas pessoas nos procuram para nos relatar mudanças em suas vidas em função de políticas de governo implantadas durante os governos de Lula. Também tem gente que vem pedir desculpa por essa situação que a gente tem vivenciado.”

“Onde ele chega são grandes multidões que o aguardam. Nenhum momento cogitamos a possibilidade de fazer ela de maneira plena. No RS fechamos com chave de ouro. Em Santa Catarina, em Florianópolis, tivemos um dos atos mais lindos até agora. E vamos encerrar um grande ato para reafirmar a democracia.”

Para o coordenador da caravana, Márcio Macedo, Lula pelo Brasil tem cumprido à risca o que propôs. “Os temas que estavam planejados para serem elaborados foram executados em sua plenitude. Fizemos um debate sobre soberania nacional, sobre educação, sobre agricultura familiar, as conversas com o objetivo de verificar as políticas públicas durante os governos de Lula e Dilma e como estão sendo desmontados e temos que denunciar isso. Ainda fizemos grande atos de massa”

“É óbvio que o país está acompanhando milícias armadas tentando impedir o presidente Lula de conversar com povo. E estamos enfrentando isso como tem que enfrentar: com o povo nos ruas.”

Veja a entrevista completa:

#AOVIVO #LulaPeloSul | Entrevista coletiva com informes sobre a última parte da Caravana Lula Pelo Sul

Publicado por PT – Partido dos Trabalhadores em Segunda, 26 de março de 2018

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias, enviada especial ao Sul