Lindbergh: cassação de candidatura “é decisão monocrática e ataque à democracia”

Petistas repudiam indeferimento da candidatura de Lindbergh Farias a vereador pelo TRE do Rio. “Absurda a decisão sobre a candidatura de Lindbergh Farias no Rio. Mais uma demonstração da Justiça sendo utilizada para manipular as eleições”, denunciou o ex-presidente Lula. “O indeferimento da candidatura de Lindbergh por uma juíza de primeira instância demonstra o excessivo grau de judicialização da política no país”, reagiu o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante

Foto: Marcos Cunha

A cassação da candidatura de Lindbergh Farias a vereador pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio é mais um ataque sistemático de forças conservadoras e antidemocráticas ao Partido dos Trabalhadores. O TRE acolheu, na quarta-feira (21), um pedido do Ministério Público Eleitoral baseado em uma inexistente lesão ao patrimônio público quando Lindbergh cumpriu mandato de prefeito de Nova Iguaçu. O partido repudiou o indeferimento.

“Absurda a decisão sobre a candidatura de Lindbergh Farias no Rio”, escreveu o ex-presidente Lula, pelo Twitter. “Mais uma demonstração da Justiça sendo utilizada para manipular as eleições. A democracia precisa prevalecer. Minha solidariedade, companheiro. O povo carioca merece contar com um vereador da sua qualidade”, afirmou.

O presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, também reagiu. “O indeferimento da candidatura de Lindbergh por uma juíza de primeira instância demonstra o excessivo grau de judicialização da política no país”, critica Mercadante. “Espero que os tribunais superiores revejam esse absurdo jurídico e restabeleça o direito da população escolher seus representantes”.

Leia abaixo a nota de Lindbergh Farias.

Continuo candidato a vereador do Rio. Uma decisão monocrática do TRE não cancela minha candidatura e é mais um ataque à democracia e ao PT.

É uma condenação por suposta promoção pessoal, pelo uso de um sol como marca, em minha gestão enquanto Prefeito do Município de Nova Iguaçu. Não houve nenhum dano ao erário público. Tenho certeza de que o TRE do Rio adotará a mesma decisão de 2018, com base na Lei Complementar 64/90.

A luta faz parte da nossa história, e nossas vitórias foram construídas ultrapassando adversidades. Não será diferente nesta eleição. Estou muito tranquilo, esperando o deferimento da minha candidatura. Sou candidato a vereador do Rio, continuo na rua e na luta.

Lindberg Farias

 

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast