Linha Direta: uma web rádio de esquerda, há 4 anos no ar

Criada pelo PT paulista, a web rádio fica 24 horas no ar, tem 10 programas semanais e é um espaço valioso para movimentos, artistas e setoriais do partido

Programa Direitos Humanos Urgente. Foto: Linha Direta

“Está no ar Direitos Humanos Urgente, um programa de debates, reflexões e entrevistas da Web Rádio Linha Direta. Aqui você vai encontrar sempre um ponto de vista contra a maré conservadora e na luta contra o golpe”.

Assim começa mais um dos programas da web rádio Linha Direta. Comandado pelo ativista em Direitos Humanos Julian Rodrigues, o debate daquela terça-feira no final de novembro era sobre o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, que havia acabado de sofrer uma ação condenável da Polícia Militar. No estúdio, o ex-presidente do Condepe, Rildo Marques de Oliveira, marcava presença e denunciava os abusos.

Sempre com temas atuais e  viés libertário, o programa Direitos Humanos Urgente, assim como o restante da programação da web rádio, abrem espaço para movimentos sociais, artistas populares e setoriais do Partido dos Trabalhadores.

A emissora conta com 10 programas semanais e mantém 24 horas de programação, oferecendo um espaço que os petistas não encontram em outro local: todos os âncoras são militantes do partido.

Cidão está no segundo mandato como Secretário de Comunicação do PT-SP. Foto: Agência PT

Para o secretário de Comunicação do PT-SP, Aparecido Luiz da Silva, o Cidão, a criação da rádio em agosto de 2012 surgiu da necessidade de aprimorar a comunicação do partido no estado. “Foi uma forma de potencializar o número de acessos no site e nas páginas do PT, além de desenvolver o canal entre partido, filiados, militantes e população em geral”, diz.

A interatividade é a marca registrada da Linha Direta e, desde o seu começo de atividade, os ouvintes têm espaço assegurado. Um exemplo foi a logomarca, escolhida por meio de uma votacão entre 15 mil pessoas.

RBA e Perseu Abramo

A web rádio Linha Direta tem uma programação musical extensa e um cardápio variado de assuntos entre seus dez programas semanais. O programa Educação como Direito, por exemplo, traz educadores, mães, pais, funcionárias e funcionários de escolas públicas para debater educação; Já o Companheiros da Bola oferece  comentários sobre futebol; O Linha Econômica, por sua vez, faz um contraponto ao pensamento conservador na economia (para conhecer a programação completa em detalhes, clique aqui).

Além da grade fixa, a rádio faz ainda coberturas ao vivo. Foi o caso de dois eventos em 2014: a primeira edição do Camping Digital, em São José dos Campos (SP), e o Festival de Cultura e Arte da Juventude do PT, em Guarulhos (SP). Também estão sendo feitas as coberturas dos atos em defesa da democracia ao longo de todo o ano de 2016, em parceria com a Rádio da Legalidade, da Frente Brasil Popular.

Desde 2012, foram feitas ainda parcerias de programação com a Rede Brasil Atual, o que permitiu ampliar a programação. O Jornal Brasil Atual, por exemplo, é retransmitido, ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9 horas da manhã.

Outra parceria foi com a Fundação Perseu Abramo, para a exibição do Observatório LD, apresentado pelo professor da Unicamp e presidente da FPA, Marcio Pochmann.

Rádio também no celular

Em maio passado foi lançado o aplicativo da rádio para celulares. Com a nova ferramenta, os ouvintes podem acessar a Linha Direta em qualquer lugar – o app pode ser baixado gratuitamente na Google Play e na Apple Store.

“O aplicativo aproxima o ouvinte. Agora, através de um clique, ele pode ouvir a programação da rádio onde ele quiser”, avalia Cidão.

Os ouvintes também podem acessar os podcasts dos programas no site da Web Rádio Linha Direta. Acesse, conecte-se e seja mais um ouvinte: radiolinhadireta.org.br

Da Redação da Agência PT de Notícias