Lucro da Petrobras custou desemprego e aumento nos preços

Segundo o deputado Luiz Sérgio, o lucro da estatal só foi alcançado às custas de desemprego e aumento dos preços da gasolina e do gás de cozinha

Lula Marques

Deputado Luiz Sérgio

O deputado Luiz Sérgio Lula (PT-RJ) chamou a atenção no plenário para o viés contraditório da informação divulgada pela mídia sobre o lucro recorde de R$ 6,9 bilhões da Petrobras no primeiro trimestre deste ano. Segundo o parlamentar, o lucro custou muito desemprego e aumento dos preços da gasolina e do gás de cozinha. “Ninguém quer uma empresa pública dando prejuízo. Todos querem que a empresa pública dê lucro, rentabilidade. Agora, o que nós questionamos é a que custo querem isso”, afirmou.

Luiz Sérgio disse preferir, por exemplo, uma Petrobras com um lucro menor, mas com a gasolina e o gás de cozinha a preços mais acessíveis aos brasileiros. “Tem mês que o preço da gasolina sobe duas ou três vezes. Hoje o botijão de gás virou um objeto de luxo. Temos visto que muita gente começa a reconstruir o seu fogãozinho de lenha no fundo do quintal, porque não tem mais dinheiro para comprar botijão de gás, que passou a ter um peso na economia das famílias”, criticou.

O parlamentar lembrou que, quando a Petrobras divulgou esse balanço, seus dirigentes tiveram a “cara de pau” de dizer que essa lucratividade maior foi conseguida, inclusive, com o aumento da venda de diesel, gasolina e gás de cozinha. “A Petrobras é do Brasil ou o Brasil precisa se sacrificar para que a Petrobras continue a distribuir lucros e dividendos aos seus acionistas?”, questionou.

Segundo o deputado, outra incongruência usada como argumento positivo pela empresa para justificar o lucro foi a compra de plataformas de petróleo no exterior a preços mais baratos. “Mas a que custo? Ao custo de desempregar milhares e milhares de metalúrgicos do nosso País. Então, teria sido melhor comprar no Brasil, porque causa o que chamamos de retorno social, pois gera emprego, gira a economia e arrecada impostos”, explicou.

Ele detalhou inclusive que essa iniciativa do atual governo prejudica, inclusive, os municípios brasileiros, que perdem receitas, “porque o Imposto de Renda pago pelos trabalhadores depois retornaria para os municípios via Fundo de Participação dos Municípios”. “Fica evidente que essa política de satisfazer os rentistas e sacrificar o cidadão não tem a aprovação do povo brasileiro. Por isso, o povo se lembra do período do presidente Lula e ainda o coloca, e continuará a colocá-lo, como preferido nas eleições de outubro”, argumentou.

Disse ainda que a intenção de desarticular as políticas implementadas por Lula foi o que motivou toda a perseguição que resultou na prisão injusta do ex-presidente. “Queremos Lula livre para que ele possa dar um basta a esse processo de golpe, que sacrifica o nosso povo para dar lucro a alguns poucos, e por isso financiaram o golpe no Brasil. Queremos Lula livre e uma Petrobras forte, para induzir desenvolvimento e gerar emprego, como no setor naval. Basta construir no Brasil o que os brasileiros sabem fazer: navios, plataformas e embarcações de apoio”, concluiu.

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast