Luiz Fernando: “Ação da PM em Paraisópolis foi irresponsável “

“Assim como toda a comunidade, exigimos que medidas sejam tomadas tanto para punição dos responsáveis, como reparação pelas mortes”, afirmou deputado estadual

Reprodução

Estive na tarde desta segunda-feira (2), juntamente com a deputada estadual Erica Malunguinho, os deputados federais Paulo Teixeira e Carlos Zarattini, representantes de movimentos populares, OAB e Sindicato dos advogados, no Ministério Público Estadual para cobrar providências sobre a tragédia que ocorreu em Paraisópolis neste final de semana e que culminou na morte de nove jovens.

Não se sabe de fato qual a causa da morte dos jovens, se pisoteados pela multidão assustada ou se por espancamento por policiais como mostram alguns vídeos que percorrem a internet. O fato é que a Polícia Militar tem total responsabilidade pelo ocorrido.

Foi absolutamente irresponsável a ação da PM em entrar e causar tamanho alvoroço num ambiente quase que impossível de se defender. Pessoas foram encurraladas como ratos, pisoteadas e espancadas.

Assim como toda a comunidade, exigimos que medidas sejam tomadas tanto para punição dos responsáveis, como reparação pelas mortes. Além disso, queremos que o Estado se responsabilize pelo seu sucateamento, pela falta de alternativas e oportunidades de lazer aos nossos jovens da periferia.

As palavras de ordem devem ser Educação, Cultura, Lazer e Segurança. Sim, Segurança! Não pode a polícia encarar a todos como uma ameaça, principalmente entre os pretos e pobres do nosso País.

Participaram da agenda: Sindicato do Advogados, DCE Livre da USP, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, Instituto Alana, Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Grupo de Prerrogativas da OAB, dentre outras.

Chega de genocídio! Queremos justiça!

Luiz Fernando – Deputado Estadual de São Paulo

Por Assessoria de Comunicação