Lula chega à Bahia e se reúne com movimentos sociais nesta quarta

A Bahia é o último dos seis estados visitados na viagem que Lula e lideranças do Partido dos Trabalhadores realizam pelo Nordeste

Lula já está na Bahia, último dos seis estados visitados na viagem que ele e lideranças do Partido dos Trabalhadores realizam pelo Nordeste desde o último dia 15. Lula foi recebido em Salvador, no começo da tarde desta quarta-feira (25), pelo governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Do aeroporto, Lula já partiu para o primeiro compromisso, uma reunião com lideranças de movimentos sociais. O tema do encontro resume bem a motivação central para o ex-presidente querer viajar pelo país: “Combater a Fome e Reconstruir o Brasil”. “Pretendo até o fim do ano visitar todos os estados brasileiros e conversar com todos os partidos que for possível porque não estou conversando sobre eleições, mas sobre o país, sobre como a gente vai recuperar este país”, disse Lula mais cedo, em Natal, de onde partiu para a capital baiana.

Além de conversar com os movimentos sociais, Lula deve se reunir com lideranças políticas e empresariais e visitar as obras de uma das várias policlínicas que o governo de Rui Costa tem construído na Bahia — já são 16 em funcionamento e, até 2022, serão 25. A visita de Lula se encerrará na quinta-feira (26), em um encontro com os movimentos negros da Bahia.

Além da Bahia e do Rio Grande do Norte, a agenda de visitas do PT e de Lula passou por Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará. “Enquanto Bolsonaro pisa o seu cercadinho para falar besteira, ataca as instituições e a democracia, o presidente Lula viaja o Nordeste para levar esperança, para falar de programas e projetos sociais, do combate à fome, da geração de emprego e da necessidade de as forças democráticas e progressistas estarem unidas”, avaliou a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que acompanhou Lula e aproveitou a viagem para divulgar o livro Memorial da Verdade, que explica os reais motivos da perseguição à Lula feita pela Lava Jato e por Sergio Moro.