Lula diz que país só não quebrou por causa do PT

“Vi o Guedes dizendo que as reservas internacionais deixadas pelo PT vão render R$ 500 bilhões de reais ao Tesouro. Se não fosse por isso o país não estava conseguindo importar um palito de dente”, disse o ex-presidente em entrevista de rádio

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (27) que o Brasil só não está em pior situação diante da crise da pandemia e da paralisia da economia por conta das reservas internacionais deixadas pelos governos do PT. “Há quatro anos eles estão dizendo que o PT quebrou o Brasil”, disse Lula. Ele fez a declaração em entrevista à rádio Jovem Pan de Aracaju, em Sergipe, durante o programa Hora News.

“O Brasil só está de pé por causa do PT. Eu ontem vi o Guedes dizendo que as reservas internacionais deixadas pelo PT vão render R$ 500 bilhões de reais ao Tesouro”, destacou. “Se não fosse isso o país não estava conseguindo importar um palito de dente”, ressaltou. Lula lembrou que quando a ex-presidenta Dilma Rousseff foi afastada ilegalmente do poder, em 2016, o Brasil tinha US$ 378 bilhões em reservas sob a guarda do Banco Central.

A cantilena de que o país está quebrado vem sendo reiterada por parte da imprensa e o mercado há quatro anos e o próprio ministro Paulo Guedes repetiu o mantra durante a reunião ministerial de 22 de abril, quando anunciou que o objetivo do governo Bolsonaro é salvar as grandes companhias. “Nós vamos ganhar dinheiro usando recursos públicos pra salvar grandes companhias”, declarou Guedes, no encontro palaciano. “Agora, nós vamos perder dinheiro salvando empresas pequenininhas”.

Lula lembrou, na entrevista, que quando assumiu o poder em 2003, o Brasil não tinha credibilidade no mercado e era visto no mundo como um país que havia quebrado duas vezes, sob a gestão de Fernando Henrique Cardoso, tendo de recorrer a empréstimos no Fundo Monetário Internacional (FMI). “A única coisa que sustenta o Brasil no cenário internacional é quantidade de dinheiro que o país mantém em reservas”, destacou o ex-presidente.

“Nós criamos a reserva [internacional] porque o Brasil não tinha dinheiro para pagar as importações. O [Pedro] Malan [ministro da Fazenda de FHC] corria para os Estados Unidos para pedir ajuda para fechar o caixa no final do ano”, recordou. O ex-presidente destacou que foi no seu governo que o Brasil quitou a dívida com o FMI. “Ainda emprestamos US$ 10 bilhões para o FMI”.