Lula e Camilo ouvem movimentos sociais para discutir futuro do Ceará

“Eu estou visitando o Ceará para conversar com o governador Camilo, as lideranças do estado e saber dos desafios e visão de futuro que precisamos para o Ceará e para o Brasil”, afirma Lula

Perto de encerrar uma extensa agenda pelo Nordeste, o ex-presidente Lula chega a Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (20), após visitar Pernambuco, Piauí e Maranhão. Durante o final de semana, o petista terá encontros com lideranças políticas e movimentos sociais para avaliar a conjuntura regional e os desafios do campo progressista no Ceará. Ainda nesta sexta, o ex-presidente será recebido pelo governador Camilo Santana em jantar com outras lideranças políticas.

“Eu estou visitando o Ceará para conversar com o governador Camilo, as lideranças do estado e saber dos desafios e visão de futuro que precisamos para o Ceará e para o Brasil”, afirmou Lula, em entrevista ao jornal local O Povo. O ex-presidente está preocupado com o quadro de miséria que se espalhou pelo país sob o comando de Jair Bolsonaro.

“O povo está pensando em como vai comer, como vai ganhar o dia. Depois de termos praticamente eliminado a fome, hoje ela voltou e muita gente passa o dia lutando para ter algo para comer”, avaliou Lula. “O desemprego é imenso e a pandemia ainda não acabou”, declarou.

“Os desafios de 2021 são uma preocupação maior que 2022, por mais que o ano que vem, e as eleições do ano que vem sejam importantes para o Brasil voltar para um rumo correto, sensato, de democracia, desenvolvimento e inclusão social. Tem um caminho antes disso, cheio de desafios, inclusive porque Bolsonaro não tem apreço nenhum pela democracia e pela vida do povo brasileiro”, lembrou Lula.

Bolsa Família

Lula criticou Bolsonaro pelo uso eleitoreiro do Bolsa Família e defendeu sua ampliação. “Ele está tentando mudar o nome para se apropriar de algo que ele criticou sua vida inteira. Se hoje, pelo motivo que for, ele quer ampliar o programa e reajustar o valor do benefício, o que é necessário porque o preço dos alimentos subiu muito, isso é bom porque o Bolsa Família salva milhões de brasileiros da fome e ao longo dos anos manteve milhões de crianças estudando na escola”, considerou o ex-presidente.

“O PT tem defendido um valor maior para o Bolsa Família, e o povo sabe quem criou o programa e que ele foi uma das medidas que fizemos para melhorar a vida do povo trabalhador”, afirmou. Lula lembrou que tudo o que Bolsonaro toca, ou é destruído ou danificado: SUS, política ambiental, segurança pública, universidades.

“O Bolsonaro já desmontou a política de valorização do salário mínimo, segue retirando direito dos trabalhadores e reduzindo ou extinguindo programas como o Minha Casa Minha Vida e o Luz Para Todos”, denunciou. “Ele acabou com os programas de apoio à agricultura familiar, à compra de alimentos e regulação de estoque e com isso o arroz, o feijão, dispararam de preço. Então o povo sabe como sua vida era melhor nos governos do PT, como prometeram que tudo ia melhorar se tirasse a Dilma e como, na verdade, tudo piorou nesses últimos cinco anos”.

Ao lado de Santana, Lula visita, na manhã de sábado (21) a nova ZPE II e o Porto de Pecém, no Complexo de Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Na segunda-feira (23), o ex-presidente tem encontros políticos com o PT e outros partidos, além de uma reunião com o ex-senador e ex-ministro Eunício Oliveira.

Da Redação, com informações de O Povo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast