Lula é o mais capaz de cuidar da economia e da saúde, diz pesquisa 

Levantamento da Consultoria Quaest mostra ainda que Lula é visto como o melhor nome para cuidar da segurança e combater a corrupção. Rejeição a Bolsonaro chega a 53%  

Mais uma pesquisa atesta que os brasileiros não se enganam mais com Jair Bolsonaro e veem Lula como o mais capaz de tirar o Brasil da enorme crise provocada pelo ex-capitão. 

Realizado pela Consultoria Quaest, por encomenda de uma empresa de investimentos, o levantamento mostra que são 53% os que rejeitam Bolsonaro e têm uma avaliação negativa do seu governo, contra apenas 20% que consideram positiva.

Além disso, a incapacidade de governar do atual ocupante do Planalto já ficou clara. Para a maioria dos entrevistados, Lula é o melhor nome para resolver os problemas que mais afligem a população, como a economia e a saúde.

Quando questionados sobre quem é o mais preparado para resolver a situação econômica, Lula é o nome mais citado, com 44% das menções, contra apenas 18% para Bolsonaro. Para cuidar da saúde, Lula também aparece em primeiro, sendo apontado por 37% das pessoas, contra 19% de Bolsonaro.

Até mesmo quando os temas são relacionados às bandeiras que Bolsonaro, hipocritamente, apresenta como suas, os brasileiros consideram Lula mais capaz. Para 29%, o criador do Partido dos Trabalhadores é o mais preparado para cuidar da segurança pública (contra 25% que citam Bolsonaro). E 28% julgam Lula o melhor para combater a corrupção (24% responderam Bolsonaro).

Qual é o melhor nome para cuidar dos principais problemas brasileiros? 

A verdade vence

O resultado da pesquisa sobre combate à corrupção mostra que a verdade está vencendo. Após provar sua inocência na Justiça, com sucessivas vitórias nos tribunais, Lula comprovou que foi vítima de uma perseguição orquestrada pelo ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato.

A máscara de honesto de Sergio Moro, aliás, também caiu. O ex-juiz, considerado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é apontado como o mais capaz de combater a corrupção por apenas 14% dos entrevistados. O índice é só a metade do alcançado por Lula.

Eleições 2022

Por conta de tudo isso, não é de se espantar que os brasileiros sonhem com a volta de Lula à Presidência. O levantamento mostra que, se as eleições fossem hoje, o ex-metalúrgico terminaria o primeiro turno na frente, quaisquer que fossem os adversários, alcançando entre 43% e 45% dos votos.

Além disso, Lula venceria todos os nomes testados no segundo turno. Contra Bolsonaro, ele ganharia com uma vantagem de 24 pontos percentuais, com um resultado de 53% a 29%.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast