Lula e o PT estão prontos para um novo Brasil, garante Humberto

Foto: Lula Marques/AGPT

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), declarou nesta quinta-feira (29) que o partido e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão prontos para trabalhar por um Brasil que entra em um novo ciclo histórico de desenvolvimento.

O parlamentar participou da reunião do Diretório Nacional do PT em Brasília e afirmou que o ex-presidente ainda tem muita saúde, disposição e inteligência para liderar o partido e superar a crise do atual momento.

“Enquanto ele viver, a oposição vai ter que aturar a sua presença e influência. Ele mesmo disse: o partido sempre reage como fênix quando é colocado em xeque e volta mais forte depois. O PT não existiria sem Lula e Lula não existiria sem o PT”, disse Humberto.

De acordo com o parlamentar, a militância da legenda, que o recebeu com um emocionante “parabéns para você” no evento, não precisa ficar com pena em relação aos ataques torpes que sofre.
“Se tem uma coisa que ele aprendeu na vida, como bem disse, é enfrentar a adversidade. Lula está pronto para enfrentar os desafios e sobreviverá a tudo isso”, avalia Humberto.

Para o senador, o discurso empolgante e bem-humorado de Lula deixou claro que a oposição tem de respeitar o legado do PT e “não entrar de salto alto” nas eleições de 2016 e 2018. O líder do PT acredita que o partido não deve se deixar abater pelo atual momento e tem de continuar defendendo as medidas adotadas pela presidenta Dilma, principalmente nas ruas.

“A nossa militância tem de debater com as pessoas, olho no olho, sobre as conquistas que alcançamos desde que chegamos ao poder em 2003. O país mudou radicalmente e temos de falar sobre isso”, observa.

“Sabemos das dificuldades que enfrentamos atualmente, mas é importante manter a cabeça erguida e mostrar os avanços sociais e econômicos que alcançamos neste país nos últimos anos, graças à implementação de políticas exitosas e do esforço do povo brasileiro”, complementou.
De acordo com Humberto, o ex-presidente Lula agiu corretamente ao cobrar prioridade total dos parlamentares da sigla para aprovar as medidas encaminhadas pela presidenta Dilma ao Congresso Nacional.

Responsável por dar um informe a respeito da situação política no Senado no encontro do PT hoje, o parlamentar garantiu que o clima na Casa é atualmente favorável à governabilidade. Segundo ele, que discursou por cerca de dez minutos no encontro petista, as condições políticas para a apreciação de propostas de interesse do Governo Federal a fim de retomar o crescimento econômico do país estão mais aceitáveis agora.
“A situação é muito mais confortável hoje do que a vivenciada pouco tempo atrás. Nosso objetivo é tentar preservar essas boas relações e a governabilidade. Estamos construindo tudo com muito diálogo”, declarou.

O senador citou como exemplo a aprovação ontem, com facilidade, da proposta do Governo que cria o Programa de Proteção ao Emprego. O texto, fundamental para a preservação do trabalho formal e da renda do trabalhador brasileiro, segue à sanção presidencial.

Além de Lula e Humberto, participaram do encontro o presidente do PT, Rui Falcão; os governadores Wellington Dias (PI) e Tião Viana (AC); o líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE); o líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), entre outros.

No início da sessão, os petistas fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente do PT José Eduardo Dutra, falecido recentemente.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da assessoria parlamentar