Lula inaugura memorial das lutas democráticas do povo brasileiro

O museu virtual será um espaço dedicado às lutas na construção de um País mais justo, livre e soberano

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, nesta terça-feira (1º), do lançamento do Memorial da Democracia, um museu virtual com informações históricas das lutas democráticas do povo brasileiro. O memorial é uma iniciativa do Instituto Lula e a cerimônia de lançamento será realizada no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, às 18h.

Após o lançamento, o Memorial da Democracia poderá ser acessado através de computadores, tablets e celulares pelo endereço www.memorialdademocracia.com.br.

Concebido por uma equipe de jornalistas, historiadores, artistas e pesquisadores, o portal multimídia interativo é um espaço dedicado às lutas na construção de um país mais justo, livre e soberano.

Seu objetivo é colocar à disposição de todos os brasileiros conteúdos dinâmicos sobre a longa caminhada desde a Colônia até o século 21 em busca de democracia com justiça social.

Se hoje o povo brasileiro tem liberdade para se expressar, para se organizar, se manifestar e escolher livremente seus governantes e representantes, é porque existe democracia.

“Mas nem sempre foi assim. A democracia não caiu do céu. Demandou muita luta. Custou o sacrifício de muitos brasileiros e brasileiras, desde os tempos do Brasil-Colônia até hoje”, afirma nota do Instituto Lula divulgada à imprensa.

“A nossa democracia ainda é uma criança. Nós temos de ver o risco que a democracia corre sempre, permanentemente em todo lugar”, afirma Clara Ant, diretora do Instituto Lula.

Ant defende que é preciso abraçar a democracia “como vital, como algo que realmente deve pautar a vida em sociedade, algo que deve realmente ser um norte que ninguém pode abandonar”.

A diretora do Instituto considera que o trabalho será importante fonte de informação para pessoas de diferentes gerações.

“Com a democracia sendo naturalizada, as pessoas vão nascendo, olhando para o País e achando que sempre foi assim. Os mais velhos podem até esquecer que foi muita luta para conseguir, e os mais jovens podem pensar que não é preciso lutar para manter”, afirma.

Multimídia – A navegação pelo museu virtual poderá ser feita através da linha do tempo e dos extras. A linha do tempo oferece cartões em ordem cronológica com informações sobre os principais fatos e eventos.

Já os extras mergulham mais fundo em alguns temas que não se prendem a datas específicas, atravessando períodos mais longos. Ao todo, são cerca de 440 episódios e mais 19 extras.

Inicialmente, o Memorial da Democracia contará com dois módulos que abordam os períodos mais recentes da nossa história. O primeiro, de 1964 a 1985, registra a corajosa resistência de tantos brasileiros contra a ditadura militar e o terror do Estado.

Neste módulo, também terá destaque a retomada das lutas sociais, que levariam à derrocada do autoritarismo e à promulgação da Constituição Cidadã.

O segundo módulo aborda o período de 1985 a 2002, mostrando como a reconquista da democracia permitiu ao povo lutar com mais força por seus direitos, colocando a inclusão social na agenda do País.

O Instituto já está trabalhando em mais três módulos, que englobam os períodos de 1930 a 1945, de 1945 a 1964 e também os dois mandatos de Lula, de 2003 a 2010.

O Memorial tem uma proposta multimídia, oferecendo aos visitantes textos, fotos, charges, desenhos, cartazes, panfletos e documentos, fac-símiles de notícias da imprensa, exemplares virtuais de jornais, áudios com trechos de canções e discursos, segmentos de filmes e vídeos etc. No caso dos Extras, a linguagem é intencionalmente mais leve e lúdica, buscando dialogar com o público jovem.

Além do memorial virtual, o Instituto Lula tem um projeto para um memorial físico.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast