Lula não aceita trocar sua dignidade pela liberdade, diz Celso Amorim

Ex ministro das Relações Exteriores visitou o ex-presidente nessa quinta-feira (12) em companhia do ex-secretário de Telecomunicações Franklin Martins

Ricardo Stuckert

Os ex-ministros Celso Amorim e Franklin Martins visitam Lula nesta quinta (12)

Lula está bem e não vai trocar sua dignidade pela liberdade. O recado foi dado por Celso Amorim após visitar o ex-presidente na tarde desta quinta-feira (12). “Ele está convencido de sua inocência e de que o Brasil precisa reencontrar o caminho da busca pela igualdade e pela justiça social”, afirmou o ex-ministro das Relações Exteriores nos governos Lula.

Amorim contou que Lula está preocupado com o desmonte da soberania brasileira. “Ele está indignado como nossa soberania está sendo achincalhada, com a dilapidação de nossos patrimônios, com a Amazônia sendo exposta aos estrangeiros, com o que está acontecendo com a Petrobras e a Eletrobras”, disse.

Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores no Governo Lula e da Defesa no Governo Dilma

Lula disse a Amorim que defender a soberania nacional é fundamental para garantir a democracia no País. “É para defender a democracia que ele será candidato”, afirmou.

Franklin Martins, ex-secretário de Telecomunicações, também participou da visita a Lula. “Ele está bem, tranquilo, e falou uma coisa muito importante: eles não querem apenas me manter preso, eles querem me calar, impedir que o povo ouça ouça o que eu falo; mas eles estão enganados se acham que com isso vão derrotar nossas ideias, que já são parte da experiência do povo durante todos esses anos em que governamos o País”, contou.

Segundo Martins, Lula comentou que durante os governos do PT o povo percebeu que não teriam que viver como pária em seu próprio país. “Todos puderam ter cidadania e oportunidades. Isso que está aí agora, esse governo golpista, só fez destruir direitos e a Previdência, diminuir os investimentos sociais”, disse.

Falando ao povo da Vigília, Martins agradeceu ao empenho da militância na mobilização em defesa de Lula. “Vocês desempenham um extraordinário papel nesses quase 100 dias em que o presidente Lula está preso aqui. O objetivo deles é sumir com Lula, que ele esteja ausente de tudo. Para isso é importante que Lula esteja sozinho numa cela. E o que vocês fazem aqui todo esse tempo é com que ele jamais esteja sozinho na cela.”

Por Luis Lomba, direto de Curitiba para a Agência PT de Notícias