Lula não pensa em retirar sua candidatura, diz Frei Betto

Teólogo visitou Lula nesta segunda (4) e disse que ex-presidente está animado e bem informado sobre o Brasil

Eduardo Matysiak agência PT

Frei Betto visita Lula e ouve do ex-presidente que está plenamente disposto a concorrer novamente à Presidência

O teólogo e escritor Frei Betto fez uma visita espiritual a Lula na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba nesta segunda-feira (4), onde conversou e orou com o ex-presidente, mantido como preso político. Em um encontro que durou uma hora e quinze minutos, Betto relata que Lula está animado e muito bem informado.

“Recebe todas as manhãs um clipping de notícias de jornais, blogs e agências internacionais, o que o ocupa na hora do café”, relatou Betto em artigo para o jornal O Globo. “Dispõe de TV aberta, pela qual acompanha o noticiário e se entretém com filmes. Prefere a TV Aparecida, devido a programação de música sertaneja e pela qual assiste diariamente à missa das 18h”, contou o religioso, que depois visitou a Vigília Lula Livre, onde conversou com militantes.

Segundo Frei Betto, Lula ocupa um recinto de 15 metros quadrados, sua cama fica junto à janela, com uma mesa no centro, uma esteira para exercícios em um canto e o armário colado na divisória com o banheiro. Na parede, há apenas uma foto, onde ele aparece com os filhos, netos e a bisneta.

No encontro, Lula se divertiu com a história de que foi vítima de fake news – segundo o boato, ele teria sofrido síndrome de abstenção alcoólica nos primeiros dias de prisão.

De acordo com Betto, há uma relação respeitosa entre Lula e os agentes penitenciários, sem, contudo, qualquer aproximação amigável. “Dois deles permanecem de plantão do lado de fora da cela, e tivemos que bater na porta para que viessem abri-la para eu sair”, relatou.

“Lula reafirmou que não pensa em retirar sua candidatura a presidente nem apoiar nenhum dos concorrentes, embora confesse sua admiração por Guilherme Boulos, do PSOL”, contou o teólogo. O ex-presidente teria dito: “Como me retirar de uma disputa eleitoral se as pesquisas comprovam que, sozinho, tenho mais votos que a soma de todos os concorrentes?”

O religioso afirmou que Lula admite não entender por que está preso em Curitiba se a peça da acusação — o tríplex do Guarujá — fica em São Paulo, e considera que a elite brasileira, que tanto o bajulou durante os 13 anos de governo do PT, hoje se posiciona contra por estar interessada na venda do Estado brasileiro e indignada com a ascensão social da maioria pobre graças às políticas de inclusão adotadas no período em que ele e Dilma governaram.

Segundo Lula, um novo golpe estaria sendo armado com a adoção do parlamentarismo via STF, sem consulta plebiscitária como prevê a Constituição. O presidente também disse não estar preocupado com a questão jurídica, e aguarda sereno o julgamento do mérito dos processos nos quais figura como réu.

De acordo com Frei Betto, Lula “tem plena consciência de que o caráter político das acusações que o levaram à prisão pesa muito mais”.

Da redação da Agência PT de notícias, com informações do Globo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast