Lula: Ou o Brasil muda, ou estaremos na mesma situação dos chilenos

Em entrevista ao veículo francês Brut, ex-presidente diz que Bolsonaro não entende as necessidades da população e está acabando com os direitos dos trabalhadores

AF Rodrigues/Agência Pública

Lula sobre os conservadores e o bolsonarismo: "Eu era presidente da República, e essa gente tinha rede social com grupo 'Morte ao Lula'. Essa gente ganhou corpo e ganhou cara, e é por isso que nós temos que combater"

A América Latina passa por “um novo sopro de democracia”, avaliou o ex-presidente Lula em entrevista ao portal francês Brut. A afirmação é uma referência às manifestações populares no Chile, à volta do peronismo na Argentina e às eleições do Uruguai, que tem a coalizão de esquerda Frente Ampla na disputa do segundo turno.

Lula acredita que, assim como no Chile, o povo brasileiro se levantará em algum momento: “A democracia não é um pacto de silêncio, é uma sociedade em evolução lutando por mais conquistas”.

O petista constatou que a sociedade está percebendo que o neoliberalismo não traz soluções para a crise. “Toda vez que alguém neoliberal quer resolver a crise, ele aumenta a crise em cima dos trabalhadores: mais desemprego, menores salários, menos renda. O povo começou a se levantar contra isso”.

Brasil de volta ao século 19

 

O ex-presidente lembrou que a Reforma da Previdência do ministro da economia Paulo Guedes foi inspirada no modelo chileno. Segundo ele, esta é uma das piores coisas feitas até o momento pela gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O líder político afirmou que Bolsonaro está trazendo de volta o trabalho escravo no país. “O trabalhador não tem jornada de trabalho, não tem documento registrado, não tem direito à assistência médica… Daqui a pouco, ele não tem direito à aposentadoria. É o Brasil voltando ao século 19”.

Somado a isso, Lula citou o impacto causado pela saída dos médicos cubanos do programa “Mais Médicos”; e a tentativa de privatização de empresas públicas com algumas das ações mais graves do governo.

Questionado sobre possíveis medidas positivas do atual governo, Lula disse ser difícil responder e advertiu: “[Jair Bolsonaro] deveria estar preocupado com as 210 milhões de pessoas, com a geração empregos. Isso porque, é o emprego que dá cidadania às pessoas. Entretanto, ele fica dando show para os milicianos, os quais ele tão bem representa”.

O ex-mandatário observou ainda que o descaso com a população brasileira está evidenciado na forma como o presidente trata a região amazônica.

São aproximadamente 25 milhões de pessoas nos estados da Amazônia Legal segundo o Censo Demográfico de 2010 do IBGE. Para Lula, o desenvolvimento da Amazônia deve levar em conta a qualidade de vida das pessoas e o respeito ao meio ambiente.

Confira abaixo a entrevista completa:

 

Depuis sa prison, entretien exclusif avec l'ancien président du Brésil Lula

Il est emprisonné depuis 18 mois.Sa vie en détention, Bolsonaro, l'Amazonie, Macron… L'ancien président du Brésil Lula se livre à Brut depuis sa prison. Entretien exclusif.

Publicado por Brut em Terça-feira, 5 de novembro de 2019

Por Brasil de Fato

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast