Macedo: “Caravana será o reencontro de Lula com a história”

Coordenador da caravana falou sobre os temas que serão abordados na etapa pelo Sul e sobre o reencontro com o legado de Getúlio, Jango e Brizola

Lula Marques/Agência PT

Vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se prepara para a quarta etapa do projeto Lula Pelo Brasil, que começa no dia 27 e vai rodar três estados do sul do país: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O percurso, que será todo feito de ônibus por Lula, passará por pelo menos 14 cidades e se encerra no dia 7 de março em Curitiba.

Essa caravana será marcada por encontros históricos como com o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica que irá recepcionar Lula em Santa do Livramento (RS) na primeira parada da série de viagens.

“A caravana vai começar por Santana do Livramento onde Lula e Pepe Mujica vão discutir sobre o cone Sul, Mercosul, sobre o que já foi feito e como futuramente pode ampliar esse desenvolvimento regional”, explicou o coordenador do projeto Lula Pelo Brasil e vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo.

Outro ponto alto é da caravana será o alinhamento com períodos importantes da história do Brasil que, de certa maneira, podem ser comparados com o período pós-golpe de 2016 e sua terceira fase, quando tentam tirar de Lula o direito de ser candidato.

Nesse ponto, Lula visitará o mausoléu do ex-presidente Getúlio Vargas, quando irá conhecer a carta aos trabalhadores que deu origem à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), agora desmontadas pelo governo golpista.

“O Lula vai fazer uma visita histórica à carta da CLT assinada por Getúlio e que Temer rasgou. Então isso possui uma simbologia muito forte, até porque Lula foi um presidente que também olhou para o trabalhador brasileiro”, disse Macedo.

De acordo com o coordenador, além de Getúlio, Lula também vai visitar o museu de João Goulart e de Leonel Brizola. “Lula é o símbolo da luta dos trabalhadores do país e da nacionalidade brasileira. Assim como Getúlio, Lula lutou pela soberania do país e pelo respeito à classe trabalhadora. Já Jango é o símbolo da resistência democrática e Brizola se insurgiu contra o status quo, foi um democrata nacionalista. Então esses três encontros têm uma simbologia muito forte de defesa da democracia e da ideologia de concepção de país”.

Educação, agricultura e integração regional serão destaques

Segundo Marcio Macedo, assim como foram feitas nas outras três etapas da caravana – que já percorreu o Nordeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo – a defesa do legado dos governos do PT, além de debates sobre demandas regionais vão pautar as viagens.

“Vamos levantar temas importantes como a agricultura familiar, os assentamentos, a saúde e a educação, com destaque para as universidades e institutos federais criados no governo Lula. Essa é uma região muito rica em diversos pontos e que possui características peculiares. A ideia é que Lula converse com as pessoas para absorver aquilo que o povo precisa”.

Lula Pelo Brasil

“O Lula quer ouvir o povo e ser ouvido, essa é uma caravana temática que pretende fazer um diagnóstico do país em um momento tão delicado da democracia. A ideia é conversar com o povo para construir as bases para um futuro mais feliz”, afirmou.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos petistas e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista desde 2016.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast