Manifestações na Europa, em defesa da democracia, pedem “Fora, Bolsonaro”

Núcleos do PT realizam atos em países da Europa contra o governo brasileiro. A deputada Maria Dantas leu em Madri a “Carta Aberta aos Deputados e Deputadas sob a ação genocida e o ataque à democracia pelo governo de Jair Bolsonaro”

Reprodução

Os integrantes do Núcleo do Partido dos Trabalhadores (PT) em Madri, na Espanha, promoveram uma manifestação, no último dia 11, em frente a Embaixada do Brasil na capital espanhola, contra Jair Bolsonaro. A deputada sergipana Maria Dantas – eleita na Espanha pelo partido Esquerda Republicana da Catalunya (ERC) – também esteve presente no protesto.

Lilian dos Santos Gonçalves, coordenadora do Núcleo do PT em Madri, conclamou por Fora, Bolsonaro e afirmou que não vai descansar até que toda a família de Bolsonaro esteja atrás das grades pagando por todos os seus crimes. “Não queremos nepotismo, não queremos o teu ódio. Nosso dinheiro é para o nosso povo. Não estamos de acordo com as rachadinhas, do seu filho Flávio. Não estamos de acordo com o “gabinete do ódio”, do seu filho Carlos. Fora, Bolsonaro, Fora, Genocida, Fora, Miliciano”, denunciou a coordenadora.

Os manifestantes também cobraram por mais educação e saúde ao povo brasileiro. “Queremos ter mais professores, mais médicos, mais enfermeiros, mais escolas e mais hospitais. Não estamos de acordo que o senhor – Bolsonaro – empregue o dinheiro no “gabinete do ódio”, nem estamos de acordo que você empregue todos os seus filhos e toda a sua família”, discursaram os manifestantes.

A deputada brasileira Maria Dantas leu durante a manifestação a “Carta Aberta aos Deputados e Deputadas sob a ação genocida e o ataque à democracia brasileira pelo governo de Jair Bolsonaro”. Maria Dantas denunciou, com esse documento, Bolsonaro ao Parlamento Europeu, no dia 8 de junho deste ano, pela incompetência no combate ao Covid-19, e também sobre o desmatamento ilegal na Amazônia e as ações do governo federal contra os povos indígenas.

Negacionistas

“Em meio a esse cenário de devastação, infelizmente o Brasil está liderado por negacionistas da crise climática e do coronavírus, que espalham teorias de conspiração e de terraplanismo, que convocam a extrema direita às ruas para acabar com o que chamam de “Comunismo”, “globalismo”, “ideologia de gênero”, “feminazis” e “anticristo”. Seu líder, o presidente Bolsonaro, faz campanhas diárias contra as medidas recomendadas pela OMS, boicotando as medidas de isolamento social tomadas pelos governadores e prefeitos, e faz campanhas diretas contra o isolamento social e incentiva manifestações para que as pessoas saiam de suas casas e voltem ao trabalho”, diz um trecho da carta.

Para a deputada, que também grita por Fora, Bolsonaro, “a comunidade internacional deve agir e tomar uma posição clara em relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro diante do avanço da pandemia da Covid-19 no Brasil, do aumento do desmatamento na Amazônia e das ameaças aos direitos humanos e aos povos indígenas”.

Live de núcleos do PT no exterior

O Núcleo do PT em Londres, com o apoio técnico do Pré-Núcleo do PT na Irlanda, vão realizar uma conversa com a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Dilma Rousseff, Tereza Campello, sobre as iniciativas do PT frente à crise do novo coronavírus.

A transmissão do debate irá acontecer na próxima sexta-feira (19), às 18h de Londres, e às 14h de Brasília, na página do facebook @PTLondres e também pelo Facebook PT na Câmara.

Lorena Vale