Manipulação da imagem de Lula é criminosa, diz Falcão

Propaganda original de apoio à Marina Sant’Anna foi editada para parecer que Lula apóia Marina Silva. Google terá de tirar vídeo do ar

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (28), o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, esclareceu a polêmica em torno de um vídeo falso que envolve a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na gravação original, Lula aparece manifestando apoio à candidata ao Senado Federal pelo PT em Goiás, Marina Sant’Anna. No entanto, na gravação manipulada, o vídeo é aberto com o nome e número de campanha de Marina Silva (PSB) e as falas do ex-presidente são editadas favoravelmente à candidata ao cargo de presidente da República.

A propaganda original de apoio à Marina Sant’Anna começou a ser veiculada na última segunda-feira (25), mas foi apenas na manhã de hoje, que a equipe do partido conseguiu localizar o vídeo fraudado circulando em redes sociais da internet. Segundo o líder petista, a manipulação do vídeo fere direitos autorais e de imagem do ex-presidente Lula.

Durante a coletiva realizada no Comitê Central de Campanha à reeleição de Dilma, em Brasília, Rui Falcão afirmou que o PT não faz uso de métodos como esses e classificou o ato como extremamente grave. “Queremos deter esse tipo de campanha grosseiramente fraudada em que se atribui falsamente o apoio à candidata Marina Silva”, disse.

O presidente do PT também explicou as medidas que serão adotadas em relação ao caso. O partido já entrou com um pedido administrativo junto ao Google, para que vídeo fraudado seja retirado do YouTube. A empresa multinacional tem o limite máximo de 24 horas para excluir a montagem e terá ainda de descobrir o responsável pela publicação, graças às disposições do Marco Civil da Internet.

A campanha também entrou com uma representação direta junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e requer a abertura de um inquérito pelo Ministério Público Federal (MPF), para que o caso seja investigado e os autores da falsificação sejam responsabilizados. Caso não seja descoberto o responsável pela fraude, o partido recorrerá a ação civil.

Eleições – Questionado sobre suas percepções acerca das eleições presidenciais, Rui Falcão disse não estar surpreso. “O dado mais novo é a comprovação de algo que eu vinha dizendo, que é a realização do segundo turno”, afirmou.

Com a chegada de setembro, restando apenas um mês para o pleito de outubro, o petista afirmou que a campanha será ainda mais intensificada, com distribuição de mais materiais da legenda e militância nas ruas. “Os candidatos vão ter que explicar suas propostas, o que é a nova política e o que é a velha política”, disse.

Por Victoria Almeida, da Agência PT de Notícias.