Marcia Rosa: Cubatão continua de pé

“É preciso amor pra poder pulsar/É preciso a paz pra poder sorrir/É preciso a chuva para florir”  (Almir Sater) A cidade está em risco. Não se trata apenas de um…

“É preciso amor pra poder pulsar/É preciso a paz pra poder sorrir/É preciso a chuva para florir”  (Almir Sater)

A cidade está em risco.

Não se trata apenas de um risco econômico, a partir dessa decisão absurda da Usiminas de suspender a produção de aço em Cubatão, desempregando milhares de pessoas.

A cidade corre o risco de perder sua essência, sua história, de reverenciar aqueles que a construíram, muitos dos quais que deram a vida e a saúde para criar um formidável parque industrial ao qual devem tanto o estado de São Paulo, o Brasil.

Uma história que sempre encheu de orgulho o meu coração cubatense, meu coração de cidadã, mãe, avó, mulher e educadora.

 Meu coração de prefeita.

 Lutar pela história dessa cidade faz pulsar esse meu coração cheio de orgulho, não me permite desistir sem levar essa luta até o fim. E me dá a certeza de que não é possível lutar sozinha, porque, agora, mais do que nunca, precisamos estar juntos, precisamos nos unir.

Uma união justa e fraterna, que não nos coloque apenas na posição de torcedores para que tudo dê certo. Mas na de protagonistas da nossa história, da história da nossa cidade. De pé, de mãos dadas, abraçados e fortalecidos na certeza de que a violência do desemprego em massa é uma violência contra cada um de nós.

Essa certeza de que a falta de pão na mesa do outro é, também, o pão que faltará a todos.

Há muitas coisas para se fazer em Cubatão, mas essa não será uma luta só da nossa cidade. Essa é uma luta de toda a região, da Baixada Santista. Por isso, temos que vencer as dificuldades, as divergências de ocasião, porque há uma questão muito maior em jogo: o futuro.

É preciso, antes de tudo, entender que, no caso de Cubatão, perder a Usiminas é aceitar a visão estreita, cruel e desumana, de que trabalhador é um produto residual da indústria.

Por isso, que Deus abençoe nosso povo, nossa cidade, nossa região e faça pulsar cada coração envolvido nessa luta. A caminhada na vida nos humaniza e nos fortalece. Nos faz perceber a importância do bom combate a favor de uma sociedade mais justa e igualitária.

Não iremos desistir.

Marcia Rosa é prefeita de Cubatão pelo PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast