Maricá (RJ) é o exemplo do “modo petista de governar”

Gestores petistas se inspiraram nos governos Lula e Dilma para criar políticas sociais inclusivas que mudaram a vida da população.

Divulgação

Prefeito de Maricá e ex-presidente Lula

A caravana Lula Pelo Brasil desembarca na cidade de Maricá, Rio de Janeiro, município que implantou programas sociais que mudaram a realidade dos moradores. Conhecido como o “modo petista de governar”, projetos como o Vermelhinho, que oferece transporte gratuito, a mumbuca, uma moeda social instituída no município, são exemplos de como uma gestão pode funcionar como um dinamizador de políticas sociais que geram renda e qualidade de vida para as pessoas.

“Aqui em Maricá acreditamos que o estado não é uma empresa, mas sim redistribuidor de políticas sociais e de distribuição de renda e inclusão que garantem os direitos das pessoas”, declarou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT). Ele acredita que os programas nascidos no município sirvam de inspiração para outras cidades, estados e até como base de projetos federais.

Durante a caravana, anúncios de aprimoramento de políticas sociais, como a mumbuca futura, serão feitos por ele ao lado do ex-presidente Lula.

Ele explica que a mumbuca é uma moeda social criada em 2013 e que foi inspirada no Bolsa Família, carro chefe das políticas sociais do governo Lula. “Com ela, a renda dos mais carentes pode ser complementada e, assim, fortalecer as economias locais. Vivemos um momento em a política local e estadual estão sendo alvos de entreguismos, como o caso da Petrobras. Agora vamos lançar o mambuca futura”, declarou.

De acordo com ele, o projeto de lei já tramita na câmara dos vereadores de Maricá. A mumbuca futura vai garantir a manutenção da riqueza que o pré-sal nos trouxe e destinar bolsas para crianças da rede municipal e jovens da rede estadual de ensino.

“Serão 100 mumbucas por mês para cada aluno vinculadas a um fundo de pequenos negócios que podem ser usadas a partir da conclusão dos cursos. Além de acumular poupança ainda vai fomentar a agregação de negócios.”

Outro exemplo é o Enem comunitário, cursos preparatórios feitos para os estudantes em áreas públicas e que movimentou a juventude local.

Lula Pelo Brasil

De acordo com Horta, os oradores de Maricá estão mobilizados para receber o ex-presidente Lula. Para eles, o petista representa a esperança e a memória desse ” modo petista de governar”, quando políticas sociais e investimentos maciços foram feitos no estado e no município.

“O Rio de Janeiro tem uma lembrança muito viva do desenvolvimento social e econômico dos governos Lula e Dilma e agora eles tem dimensão da retiradas de direitos e desmontes da indústria de óleo e naval. Temos muita gratidão do que Lula fez pela cadeia produtiva do estado e do protagonismo no pré-sal, apostando em pesquisa”, afirmou.

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Ana Flávia Gussen da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast