Marília Campos vence a prefeitura de Contagem, berço de luta dos trabalhadores de Minas Gerais

A deputada estadual volta à administração da cidade, a terceira maior do estado de Minas Gerais, após administrá-la entre 2005 e 2012. Para a veterana política, o município mineiro saiu da “apatia e da indiferença” e voltou a ser “uma cidade com atitude”. A chegada da época de chuvas, o combate ao novo coronavírus e a geração de emprego e renda estão entre suas prioridades  

Agência PT

A deputada estadual Marilia Campos (PT) foi eleita prefeita de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, pela terceira vez. Com 147.768 votos, ou 51,35% dos votos válidos, a petista desbancou o advogado Felipe Saliba (DEM), que teve 48,65% dos votos válidos (139.987 votos). Foi uma das mais importantes vitórias eleitorais do PT nessas eleições, pelo peso da cidade e da tradição política dos trabalhadores. Contagem é a terceira maior cidade do estado.

O município teve, neste ano, 427.575 eleitores aptos a comparecer às urnas. A apuração foi apertada. Os candidatos se revezaram na liderança mais de quatros vezes. Com 97% das urnas apuradas, a diferença chegou a apenas quatro votos. O resultado só foi definido com 99,75% das urnas apuradas, quando Marília alcançou o placar de 51,3% sem ter sido mais ameaçada por Saliba. Uma eleição dura, mas com sabor de vitória política.

“O coração está batendo forte, estou custando a me conter. Não sei se choro ou se rio, mas quero dizer: Obrigada, Contagem. Pelo apoio, pela confiança. Vou trabalhar muito”, disse a petista. “É pensar pra frente agora, sabe. Acho que agora é descer do palanque e governar com todos para todos. Não existiu divisão, existiu posicionamento da cidade, agora é trabalhar pela unidade”, apontou a candidata, após o resultado das eleições.

Marília celebrou a vitória afirmando que o município da região metropolitana de Belo Horizonte volta a ser “uma cidade com atitude”. A petista destacou que, mesmo em um momento de sofrimento, especialmente devido à pandemia do novo coronavírus, foi possível debater e pensar em estratégias para o futuro do município e do povo.

Marília Campos lidera a disputa no terceiro maior colégio de MG

“Foi uma eleição diferente, pela questão da pandemia, pela quantidade de candidatos que houve”, avalia. “Uma eleição muito polarizada. Mas a gente não deixou de frequentar todas as regiões da cidade, a gente foi no carro com som. Fiz também muitas reuniões virtuais, e o mais importante é que a gente tirou a cidade da apatia, da indiferença”, enumerou.

“A gente conseguiu discutir projeto de cidade, e as pessoas escolheram quem elas acham ser melhor para a cidade. Acredito muito, porque a gente conseguiu espalhar esperança numa conjuntura onde as pessoas estão com um sofrimento muito grande”, disse Marília.

Uma líder tarimbada na luta

Marília Campos terá como vice-prefeito Dr. Ricardo Faria (MDB) e ocupará, pela terceira vez, o posto de prefeita de Contagem. Após ser derrotada em 1996, na primeira vez que tentou ocupar a chefia do Executivo do município, ela conseguiu a vitória em 2004 e 2008, permanecendo no posto de 2005 a 2012. Sobre o retorno, disse que há diferença: “Estou mais madura. Estou mais preparada, com uma capacidade de ser mais generosa”.

Ainda sobre o futuro, Marília quer uma equipe de transição na prefeitura. “Para que a gente possa se adiantar, para pensar como que vão funcionar as escolas, para fazer uma preleção em função das chuvas que acontecem em janeiro, para pensarmos política de assistência, políticas para a atividade econômica”, explicou. “Queremos ter um diagnóstico mais claro na mão para a gente se adiantar e trabalhar, para que a cidade fique feliz de novo”.

Além das chuvas, o coronavírus é outra preocupação para a nova prefeita. Segundo os dados mais recentes da prefeitura, divulgados na última quarta-feira, 450 pessoas morreram de Covid-19 na cidade, com 10.958 casos confirmados para o vírus. “Teremos que continuar com políticas de prevenção”, avisa.

A presidenta nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) comemorou a vitória em sua conta no Twitter. E o deputado José Guimarães (PT-CE), ao comentar as vitórias dos prefeitos eleitos pelo PT, enfatizou que as gestões petistas “vão garantir justiça social e um projeto de governo para o povo”.

Da Redação, com ‘Rede Brasil Atual’

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast