MEC autoriza criação de faculdade da Igreja Universal, pró-Bolsonaro

PRB, sigla que apoia o Escola sem Partido e é comandada pelos líderes da Iurd, ganhou o aval de Temer para abrir curso superior de Ciência Política

Valter Campanato/Agência Brasil e Reprodução Fórum

Michel Temer, Jair Bolsonaro e Edir Macedo

O governo Michel Temer (MDB) autorizou a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) a criar uma faculdade. O Ministério da Educação (MEC) deu o aval para que o Partido Republicano Brasileiro (PRB), sigla da base do governo golpista e comandada por líderes da igreja, crie um curso de ensino superior.

Contraditoriamente, o PRB apoia o projeto Escola sem Partido, uma das bandeiras de Jair Bolsonaro (PSL) durante a campanha eleitoral. O fundador da Iurd, o bispo Edir Macedo, inclusive, declarou voto no militar nas Eleições. Pela lógica do presidente eleito, as escolas devem sofrer censura em determinados conteúdos, mas igrejas podem doutrinar fiéis politicamente em seus templos e, agora, por meio de faculdades.

Segundo reportagem do Estadão, a Faculdade Republicana Brasileira será mantida pela Fundação Republicana Brasileira, do PRB, e funcionará em Brasília a partir do ano que vem. A sede deve ser aberta em fevereiro e a previsão é de que o primeiro vestibular ocorra ainda no primeiro semestre, com aulas tendo início nos últimos seis meses de 2019. O MEC credenciou o curso de Ciência Política, em oito semestres, destinados a cem alunos.

Pós-graduação em Gestão Pública e Direito Eleitoral

A Fundação Republicana Brasileira, que recebe 20% dos recursos públicos do fundo partidário destinado ao PRB – cerca de R$ 680 mil por mês – quer ainda o aval do MEC para a criação de uma pós-graduação em Gestão Pública, Direito Eleitoral e Política Contemporânea.

Ainda segundo a reportagem do Estadão, o credenciamento foi aberto em 2013, mas só teve andamento a partir de 2016, quando técnicos do MEC iniciaram visitas à fundação do PRB. A autorização foi dada oficialmente na quarta-feira (7), e foi comemorada pelo presidente nacional em exercício da sigla, o senador e bispo da Iurd, Eduardo Lopes:

“A Fundação Republicana é do PRB, e o PRB é o primeiro partido no Brasil a ter uma faculdade. O nome da faculdade vai ser Republicana. É a primeira instituição de ensino ligada a um partido político, credenciada pelo Ministério da Educação. Quero aqui cumprimentar e parabenizar o PRB, primeiro partido do Brasil a ter um instituto de ensino”.

Atualmente, o reitor credenciado no MEC é o pastor da Iurd, Joaquim Mauro da Silva, que também é tesoureiro nacional do PRB. O presidente da fundação do PRB, Renato Junqueira, comemorou o aval do MEC, mas parece não compreender muito do que se trata um curso de Ciência Política. “O objetivo é formar profissionais, líderes, quem sabe estadistas, que atuem na área política, que contribuam para o Brasil. Não queremos formar militantes” disse Junqueira ao Estado.

Ela ainda tentou justificar a contradição da sigla apoiar o Escola sem Partido e ao mesmo tempo ter uma faculdade. “A gente sabe que o PRB é a favor do Escola Sem Partido. Mas não podemos permitir que os pensamentos do PRB possam conduzir nossa faculdade, ela deve ser um campo de debate”, disse.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Estadão