MEC quer tornar o Enem online

As provas seriam aplicadas em locais designados pelo governo, com questões sorteadas em um banco de dados

O ministro da Educação, Cid Gomes, anunciou nesta sexta-feira (30) que fará uma consulta pública nas próximas semanas sobre mudanças na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta que será apresentada à população propõe a aplicação online da prova, feita por agendamento. Atualmente, o Enem é aplicado anualmente de forma simultânea em todo o Brasil.

Segundo Cid Gomes, a proposta, ainda em estudo, é criar um grande banco de dados, com questões que poderão ser acessadas por alunos também para consulta. “Se a gente tiver, para cada uma das áreas, cerca de oito mil perguntas, se eu tiver esse banco de dados, ele pode ficar aberto ao público, é uma grande fonte de estudo”, explicou o ministro, durante visita ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), no rio de Janeiro.

De acordo com o ministro, o sistema online sortearia as questões quando a prova fosse ser aplicada. Assim, segundo ele, haveria uma redução nas denúncias de vazamento de provas e suspeitas levantadas sobre a confiabilidade da prova, visto que cada aluno receberia uma prova exclusiva. As provas, no entanto, seriam aplicadas em locais designados pelo governo.

“Se a pessoa aprender, ótimo. Se ela for capaz de decorar as respostas, sem entender é um gênio e merece uma vaga nas melhores instituições de ensino”, justificou a mudança.

A proposta de aplicação online da prova do Enem online segue o modelo dos exames aplicados pelo Detran para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Da Redação da Agencia PT de Notícias