Mexer no Minha Casa Minha Vida é uma temeridade, afirma Dilma

Presidenta eleita destaca que medidas anunciadas pelo golpista Temer para o programa habitacional revelam falta de compromisso com o povo brasileiro

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A ex-ministra do Planejamento, Míriam Belchior, e a ex-presidenta Dilma Rousseff: "O investimento público é o menor em 50 anos"

O programa Minha Casa Minha Vida foi o tema do bate-papo desta segunda-feira (30) entre a presidenta eleita Dilma Rousseff e internautas. Considerado o maior programa habitacional da história do País, a continuidade do Minha Casa Minha Vida está ameaçada pelo governo golpista de Michel Temer. Isso porque ele anunciou o fim do subsídio e cortes no programa.

“É matar o programa e prejudicar quem mais precisa de ajuda para realizar o sonho da casa própria”, afirmou a presidenta da Caixa no governo Dilma, Miriam Belchior, que estava ao lado da presidenta durante o bate-papo.

Para Dilma, mexer no Minha Casa Minha Vida “é uma temeridade” e “revela uma falta de compromisso com o povo brasileiro”. Na sua avaliação, ser contra os subsídios é ser contra o programa.

“O governo interino já demonstrou ser contra qualquer subsídio para os mais pobres. Aliás, ser contra os subsídios é ser contra o Minha Casa Minha Vida. Este programa só existe pela decisão política tomada nos nossos governos – Lula e Dilma, de utilizar o dinheiro dos impostos para pagar a imensa dívida social do nosso País com os mais pobres. Sem subsídio, a prestação da casa própria não cabe no bolso das milhões de famílias brasileiras”, ressaltou.

Dilma acrescentou que, além de acabar com o subsídio, o governo golpista também vai reduzir o número de moradias que serão contratadas. “É retrocesso na saúde, na educação, nos direitos humanos, na habitação, enfim… a população que mais precisa será a maior prejudicada. Mais uma vez fica claro quem paga o pato”, afirmou.

As perguntas mostravam a preocupação dos beneficiários com os cortes no programa e os possíveis aumentos dos valores das parcelas.

“É sintomático que o primeiro corte que o interino golpista fez foi no Minha Casa Minha Vida Entidades. Mostra que ele desconsidera a história das lutas pela habitação popular no Brasil O governo provisório cancelou a portaria de seleção para essas entidades, mostrando bem que retrocesso é a palavra de ordem deles”, destacou a presidenta.

Dilma explicou que o Minha Casa Minha Vida Entidades surgiu de um projeto de lei de iniciativa popular dessas entidades, com mais de 1 milhão de assinaturas, que provocou o debate sobre a necessidade de uma política de habitação popular.

 

A presidenta eleita lembrou que o Minha Casa Minha Vida traz duplo beneficio à população: casa própria e emprego.

“O Programa MCMV mudou a história da habitação no Brasil. O MCMV é um sucesso porque garante, ao mesmo tempo, casa para quem precisa e gera milhões de empregos em toda cadeia produtiva da construção civil. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, devido ao Minha Casa Minha Vida, foram criados cinco milhões de empregos”, escreveu.

Até 30 de abril de 2016, foram contratadas 4,2 milhões de moradias no Minha Casa Minha Vida, com investimento total de R$ 301 bilhões. Já foram entregues entregamos 2,7 milhões de habitações em todo o Brasil, beneficiando mais de 12 milhões de brasileiros. Atualmente, estão em obras 1,5 milhão de casas, o que vai beneficiar 6,7 milhões de pessoas.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast