Mirando Norte e Nordeste, bolsonaristas atacam Lula com falsa declaração

Lula não afirmou que basta dar 10 reais para tomarem cachaça que o Norte e o Nordeste votará em você

A ofensiva bolsonarista sobre o Norte e o Nordeste tem se baseado em mentiras. Nas últimas semanas, recebemos, em nossa central, diversas denúncias de uma frase falsamente atribuída a Lula. O ex-presidente não afirmou que “no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste”, basta dar “10 reais para o camarada tomar cachaça” que ele o tratará como Deus e votará em você.

Como verificou a agência Aos Fatos, não há registros de que Lula tenha dito isso. A mentira já havia circulado em julho de 2019. Na realidade, em 2010, Lula afirmou o contrário, ao defender o Bolsa Família e criticar “os que diziam que se desse 100 reais para pobre, ele não ia querer mais trabalhar e ia querer tomar cachaça”.

Essa mentira é uma versão requentada de outra fake news bolsonarista, que dizia que dando 10 reais a um baiano ele se tornaria seu eleitor. Com mentiras sobre mentiras, a fábrica de desinformação busca reescrever a história.

Já desmentimos por aqui algumas dessas descabidas fake news centradas no Norte e no Nordeste, como a da transposição do Rio São Francisco, a da rodovia Transamazônica, a de estradas sendo destruídas e a do combate à seca.