Moema Gramacho faz gestão militante em Lauro de Freitas

Prefeita petista critica reformas de Michel Temer e garante que cidade baiana terá educação não-machista e com discussão de gênero nas escolas

Lula Marques/Agência PT

Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas (BA)

De roupa vermelha e broche escrito ‘Fora Temer’ pendurado na camisa, a prefeita da cidade de Lauro de Freitas (BA), Moema Gramacho (PT), falou, com exclusividade à Agência PT de Notícias, sobre as ações de sua gestão na cidade baiana, do combate às reformas do usurpador Michel Temer e de como uma mulher petista à frente da prefeitura pode fazer a diferença no empoderamento feminino.

“Eu sou uma militante eterna, então você vai me ver sempre com esse brochinho ‘Fora Temer’. Eu vou até nos ministérios em Brasília com o broche cobrar meus direitos e garantir os projetos que são de direito da população de Lauro de Freitas”, conta a prefeita.

E mais. Ela garante que só deixará de usar o broche quando Temer sair “de onde ele nunca deveria ter assumido, porque não teve um voto sequer para estar onde está”.

Durante a entrevista, Moema criticou as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo presidente golpista, pois retiram direitos dos trabalhadores. Ela também condenou a propaganda usada pelo governo ilegítimo para justificar esses projetos.

“Esse governo temerário que aí está já mostrou a que veio. Ele agora está pagando o golpe, justamente com as propostas das reformas trabalhista e previdenciária. Ele tem tentado enganar a população dizendo que essas reformas são boas para o povo. Mas é mentira pura. Essas reformas vêm justamente para rasgar a CLT, rasgar a Constituição, ofender e ferir a democracia”, dispara.

Para a prefeita petista, o gestor público também tem responsabilidade de esclarecer à sociedade os riscos caso essas reformas sejam aprovadas. Por isso, garante que assume a prefeitura com responsabilidade, mas sem deixar de ser militante.

“Nós somos uma gestão militante. Na greve geral do dia 28 de abril, por exemplo, decretei ponto facultativo, para que os trabalhadores se sentissem livres para irem às manifestações”, conta.

Eleições municipais

Moema relembrou a eleição municipal de 2016, quando enfrentou, e venceu, os principais partidos do golpe contra a democracia que derrubou a presidenta eleita Dilma Rousseff.

Moema Gramacho, quando era deputada federal, em apoio à presidenta Dilma Rousseff

“Lá a disputa naquele momento se dava entre o PSDB, o DEM e o PMDB. Então, eu não ia fugir dessa luta. E fui, encarei e a gente ganhou”.

A petista já havia sido prefeita de Lauro de Freitas por duas gestões consecutivas. Eleita a primeira mulher deputada federal pelo PT, Moema diz que atendeu ao pedido do povo da cidade para retornar à gestão municipal.

“Havia um clamor do povo para que a gente voltasse. Acho que o povo sentia falta de estar sendo também protagonista no processo, nas decisões da cidade”, diz.

A prefeita ressaltou que, mesmo com todos os ataques ao PT naquele momento, fez uma campanha petista, vermelha, militante, com orgulho de ser do Partido dos Trabalhadores.

“Fiz uma campanha trabalhando o partido, o nosso projeto. E também, como eu tinha um legado importante, eu trabalhei em cima disso, do legado nosso no município e o que conseguimos implantar através dos governos Lula e Dilma, e também dos governos de Jaques Wagner e de Rui Costa, nossos governadores da Bahia”.

Mulher no poder

Em Lauro de Freitas, quem manda são as mulheres, garante Moema Gramacho. Segundo Gramacho, devido às ações dos seus mandatos anteriores como prefeita, as mulheres de Lauro de Freitas estão hoje mais empoderadas e conscientes do seu papel da sociedade.

“Desde os meus dois primeiros mandatos, de 2005 a 2012, colocamos a mulher como centro das políticas públicas. E, é claro, sem perder o foco de atender a toda a sociedade”, afirma.

Sob comando da petista, a cidade baiana teve sua primeira Secretaria de Políticas para as Mulheres, ganhou um centro de referência à mulher vítima de violência, além de cursos de qualificação e de formação para que as mulheres pudessem assumir cargos que historicamente foram ocupados por homens.

Agora, Moema quer discutir as questões de gênero, raça, juventude e LGBT com a população, e também nas escolas.

Em ato, mulheres repudiam violência sexual

“É muito importante a gente fazer as políticas de gênero efetivamente acontecerem. E vamos trabalhar a educação com esse viés. A nossa educação vai ter discussão de gênero sim, não machista, anti-sexista”, explica.

Combinando a questão de gênero com o modo petista de governar, Moema está implementando o Orçamento Participativo, o PPA Participativo, Conselhos e Conferências temáticas, para que a população possa decidir, junto ao poder público, as prioridades para a cidade.

“Para nós, é muito importante que o povo decida, junto com a gente. Que a prefeitura possa ouvir a população para a definição das prioridades. Nisso, Lauro de Freitas se diferencia das políticas adotadas pela capital, por exemplo, porque nós trabalhamos junto com a população”, garante a prefeita.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast