Moradores do DF terão acesso a informações da Saúde por meio da TV digital

A partir do dia 15 de fevereiro, 300 famílias de Ceilândia e Samambaia, cidades localizadas no entorno de Brasília, terão acesso às informações dos serviços da Secretaria de Saúde (SES/DF) pela televisão de suas casas. Trata-se do projeto-piloto “Brasil 4D”, a primeira TV pública, aberta e digital do mundo

As 300 famílias selecionadas fazem parte dos programas Bolsa Família e DF Sem Miséria, e participarão do projeto por três meses. Elas terão acesso aos serviços públicos federais e distritais ao acessar o controle remoto da TV. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) está inserida na multiprogramação do projeto com informações sobre Carreta da Mulher, Saúde da Família, calendário de vacinas, localização e serviços dos Centros de Saúde, jogos interativos, além de outras informações relacionadas à pasta. “As pessoas terão acesso aos nossos serviços, sem dificuldade e sem sair de casa”, disse Rafael Barbosa, secretário da SES/DF. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, será responsável, junto a outras firmas contratadas, pelo monitoramento do projeto. Será possível saber se os canais estão sendo ou não assistidos e se o morador está ou não interagindo de alguma forma com o que está sendo veiculado. A experiência, que já aconteceu com 100 famílias de baixa renda de três comunidades de João Pessoa (PB), é coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e tem parceria com a Secretaria de Saúde e outras Secretarias do Governo do Distrito Federal (GDF). Depois do DF, São Paulo será o próximo lugar a receber o “Brasil 4D”. Vale lembrar que o aparelho continuará na casa dos moradores que participarem do piloto, pois a expectativa é que a iniciativa seja implantada em breve. Como funcionará – Um conversor digital será instalado na televisão da casa da família, acompanhado de um controle remoto e uma antena. Ao ligar a TV e sintonizar no canal 2, TV Brasil, um tutorial será disponibilizado na tela para facilitar o entendimento e a escolha do serviço de que o cidadão deseja atendimento. Tudo isso por meio do controle remoto. O projeto “Brasil 4D” agrega parcerias com: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), DataSUS, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Governo do Distrito Federal, Totvs, HMATV, Oi e Telebras. “É a primeira experiência em um canal de serviço que une inovação, audiovisual digital interativo, cultura e inclusão social via controle remoto da TV”, afirmou Cosette Castro, pesquisadora e professora da Universidade Católica de Brasília, que também está envolvida no projeto. (M.D.*) (Agência Brasília)