Moro admite erro em divulgação de conversa entre Lula e Dilma

Em ofício encaminhado ao STF, o juiz pediu desculpas por ter autorizado a divulgação de escutas telefônicas entre Dilma e o ex-presidente Lula

Lula Marques

Ex-juiz Sérgio Moro

O juiz federal Sérgio Moro admitiu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Operação Lava Jato, Teori Zavascki, que se equivocou ao autorizar a divulgação de escutas telefônicas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff.

O pedido de “escusas” foi feito nesta terça-feira (29), em ofício encaminhado ao Supremo. O documento foi enviado a pedido de Zavascki após a decisão do ministro que determinou a suspensão das investigações da Operação Lava Jato que envolvem Lula e envio dos processos ao Supremo.

“Diante da controvérsia decorrente do levantamento do sigilo e da decisão de vossa excelência, compreendo que o entendimento então adotado possa ser considerado incorreto, ou mesmo sendo correto, possa ter trazido polêmicas e constrangimentos desnecessários. Jamais foi a intenção deste julgador, ao proferir a aludida decisão de 16 de março, provocar tais efeitos e, por eles, solicito desde logo respeitosas escusas a este Egrégio Supremo Tribunal Federal”, disse Moro.

Na quinta-feira (31), o STF decidirá se o juiz Sérgio Moro, responsável pela investigação da Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, continuará na condução dos inquéritos contra o ex-presidente Lula.

Na semana passada, o ministro Teori atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e suspendeu, com base em jurisprudência da Corte, a divulgação das interceptações envolvendo a Presidência da República. Além disso, ele fixou prazo de dez dias para que Moro prestasse informações sobre a divulgação dos áudios do diálogo entre a presidenta Dilma e Lula, tornadas públicas após decisão do juiz.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast