Morre aos 91 anos o ex-governador baiano Waldir Pires

Ex-governador da Bahia e ex-ministro-chefe da Controladora-Geral da União e da Defesa nos governos Lula defendeu democracia desde os tempos da ditadura até período do golpe de 2016

Facebook/Lula/Reprodução

Lula com Waldir Pires

O Partido dos Trabalhadores lamenta a perda de um dos políticos mais destacados de seu tempo. Faleceu na manhã desta sexta-feira (22) o baiano Waldir Pires, ex-governador da Bahia e ex-ministro-chefe da Controladora-Geral da União e da Defesa nos governos Lula.

O Partido dos Trabalhadores, em nota assinada pela presidenta Gleisi Hoffmann, destacou o legado de Waldir e sua contribuição para o Brasil. “Indicado ministro da Controladoria-Geral da União, em 2003, iniciou a implantação do moderno sistema de controle e transparência dos gastos públicos, do qual o país dispõe hoje, e considerado um dos melhores do mundo”, traz a nota.

Já na casa dos 90 anos de idade, Waldir participou ativamente da campanha em defesa do presidente Lula contra a perseguição da Lava Jato.

A presidenta eleita Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-governador. “O Brasil perde um de seus mais valorosos e combativos filhos, um homem comprometido com a democracia e o povo brasileiro. É um dia triste para todos aqueles que lutamos e sonhamos com um Brasil mais justo”.

O ex-governador Jaques Wagner também prestou suas condolências. “O Brasil perde um de seus mais valorosos e combativos filhos, um homem comprometido com a democracia e o povo brasileiro. É um dia triste para todos aqueles que lutamos e sonhamos com um Brasil mais justo”.

Em nota, o presidente do PT-BA, Everaldo Anunciação, disse que “Waldir foi exemplo de homem ético, um patrimônio brasileiro defensor da democracia e das pessoas que mais precisam.Ele sempre foi respeitado não só pelo PT, mas também pelas esquerdas de um modo geral.

Uma vida em defesa da democracia

Pires deu os primeiros passos na política quando ainda cursava a Faculdade de Direito em Salvador. Em plena efervescência da Segunda Guerra Mundial, liderou o Movimento Antinazista.

Aos 24 anos, já graduado com honras, foi nomeado secretário no governo de Régis Pacheco no início da década de 50, e eleito deputado estadual quatro anos mais tarde. Escolhido líder da maioria na Assembleia Legislativa baiana, conseguiu a aprovação das leis que criaram o Banco de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, a Companhia de Telefones da Bahia, a Comissão de Planejamento Econômico, o Fundo Agroindustrial e a Companhia de Armazéns e Silos do estado.

Em 1963, foi convidado pelo então presidente João Goulart para ocupar o cargo de consultor-geral da República, no qual assumiu as análises e pareceres da juridicidade e da constitucionalidade das leis de Remessa de Lucros e Dividendos e da lei de Reforma Agrária, entre outras.

Exílio e retorno à vida pública

O golpe de 64 o obrigou a pedir asilo político no Uruguai. Ao lado de Darcy Ribeiro, Pires foi o último membro do governo a deixar o Planalto quando a tomada pelos tanques era inevitável, e ambos embarcaram em um monomotor rumo ao país vizinho.

Depois de uma temporada na França, onde fora indicado para lecionar Direito Constitucional Comparado e Ciências Políticas em Dijon e em Paris, ele volta ao Brasil em 1970 e, após a queda do AI-5, retoma seus direitos políticos e retorna para a vida pública.

Após uma derrota anterior, Pires seria eleito governador da Bahia nas eleições de 86, derrotando ACM. Renuncia dois anos mais tarde, em 1988, para assumir a vice-presidência na chapa com Ulysses Guimarães.

As eleições de 98 marcaram outro grande retorno de Waldir Pires à política. Então candidato a deputado federal, ele foi eleito com a maior votação registrada no estado. Quatro anos mais tarde, após uma disputa pelo Senado, é convidado por Lula para assumir a chefia da Controladora-Geral da União (CGU).

Candidatou-se a uma vaga no senado em 2002, ao lado de seu companheiro de chapa Haroldo Lima, perdendo para ACM, que voltou à Câmara Alta após o escândalo do painel eletrônico que pouco antes o fizera renunciar. Assume o Ministério da Defesa no segundo mandato do ex-presidente.

Waldir Pires despediu-se da vida pública na capital baiana, como vereador, entre 2013 e 2016.

Da Redação da Agência PT de Notícias com Bahia.ba