Movimentos sociais defenderão governo contra ‘golpismo’

Declaração foi feita pelo presidente da CUT durante plenária, em SP. Ele reforçou que movimentos estão com governo por mais conquistas

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, garantiu, nesta terça-feira (31), que a classe trabalhadora irá defender o governo da presidenta Dilma Rousseff contra qualquer tentativa de “golpismo”.

“Precisamos defender esse projeto político que nós construimos com a presidenta Dilma. Nós não aceitaremos em nenhum momento que se privatizem a Petrobras e estaremos na trincheira para defender o governo contra qualquer ato de golpismo”, disse.

“A Dilma é minha amiga. Mexeu com ela, mexeu comigo”, completou.

A declaração foi feita durante plenária realizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB) e outros movimentos populares do campo e da cidade, na Quadra dos Bancários, em São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, também participaram do evento.

Segundo Freitas, defender a democracia é defender os direitos da classe trabalhadora. O presidente da CUT cobrou, durante discurso, a reforma política, tributária e da mídia.

“Somos soldados da democracia e defensores de um projeto político, mas os direitos dos trabalhadores também devem ser respeitados”, afirmou.

Além disso, o presidente da CUT defendeu ser necessário apresentar projetos políticos que beneficiem todos os brasileiros. “Vamos apresentar uma política que seja para todos os brasileiros. Dilma foi eleita para representar a todos e isso que ela vai fazer até o fim”, explicou.

Plenária – O objetivo da plenária da CUT foi discutir estratégias e preparar para duas grandes mobilizações que acontecerão, em todo Brasil, nos dias 7 de abril e 1º de maio, Dia do Trabalhador.

O evento também aconteceu em em defesa dos direitos da classe trabalhadora, por mais democracia, pelo combate à corrupção e em defesa da Petrobras.

Também participaram da plenária o presidente estadual do PT, Emidio de Souza; a cantora e deputada estadual Leci Brandão (PC do B); o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli; o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas; a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vic Barros; a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), Maria Izabel Azevedo Noronha, entre outros.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias