MPF abre inquérito para investigar baixo gasto de recursos por Damares

Pedido de apuração foi realizado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara por meio de deputadas federais do Partido dos Trabalhadores (PT)

Após pedido investigação dos gastos com políticas voltadas às mulheres e à população LGBTQIA+ pelas deputadas federais Erika Kokay (PT/DF), Benedita da Silva (PT/RJ), Marília Arraes (PT/PE), Natália Bonavides (PT/RN), Luizianne Lins (PT/CE) e a Professora Rosa Neide (PT/MT), o Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para apurar os baixos investimentos feitos pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados pediu informações e investigação dos gastos nos anos de 2019 e 2020.

Conforme o MPF, em 2020, o ministério gastou apenas 44% do orçamento previsto, e a baixa execução da pasta pode impactar projetos e programas do governo, como o de proteção a mulheres e combate à violência de gênero.

Um levantamento divulgado em julho pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) aponta que a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) tem o menor investimentos desde 2015.

Em 2020, a SPM teve o maior valor autorizado para ser gasto desde 2017, R$ 124,3 milhões, mas a verba efetivamente usada foi de 30% do valor, índice de gasto mais baixo em cinco anos.

Para a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, reforça que as mulheres foram as mais prejudicadas durante a pandemia da Covid-19 e são elas que mais precisam de políticas de proteção social e econômica.

“As mulheres são maioria entre desempregados, as que ocupam os postos de trabalho mais precarizados, recebem os menores salários; foram as mais prejudicadas na pandemia, lidam com a dupla e tripla jornada e lideram os lares com maior vulnerabilidade social. Ou seja, são as que mais precisam de políticas de proteção social e econômica. Negar e cortar esse investimento é negar o direito delas viverem e sobreviverem à fome e ao caos social promovido pelo governo Bolsonaro”.

Políticas LGBTQIA+

Ignorada pela ministra dos Direitos Humanos, a população LGBTQIA+ não obteve nenhum valor gasto com políticas públicas. A secretária Nacional LGBT do PT, Janaina Oliveira, afirma que o desgoverno de Bolsonaro é especialista em praticar violações de direitos humanos.

“A gravidade em não executar recursos para desenvolver políticas públicas é mais uma marca deste governo que gera consequências graves na vida da população brasileira. Não se trata somente de “gastar pouco” e sim, como isso vulnerabiliza ainda mais a população. Principalmente, mulheres, LGBTI+ e a população negra que são os principais “alvos” e os mais penalizados”, aponta.

Janaina Oliveira destaca que “se o Estado é ausente, consequentemente as desigualdades aumentam”.

“Estamos vivendo um momento único em nosso país, no atual cenário do governo bolsonarista como recorde de desemprego e do aumento da violência. Enquanto isso, para outros aspectos não existe dificuldade em gastos de recursos públicos como em viagens ao exterior com grandes comitivas”.

Da Redação, com informações do Universia

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast