MPF pede cassação de deputado apoiador de Bolsonaro por fake news

Delegado Francischini é alvo de uma ação de investigação judicial que o acusa de ter impulsionado a própria candidatura com base em notícias falsas

Reprodução Facebook

Deputado Francischini

Um dos grandes apoiadores de Jair Bolsonaro, o deputado Fernando Francischini foi objeto de um pedido de cassação do diploma e inelegibilidade por oito anos nesta quinta-feira (29), por parte da Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná (PRE-PR), órgão do Ministério Público Federal (MPF). O pedido deve ser expedido no dia 18 de dezembro.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral o acusa de ter impulsionado a própria candidatura com base em notícias falsas que questionaram a lisura do processo eleitoral. Entre as ilegalidades cometidas pelo parlamentar está uma transmissão ao vivo, no dia da eleição, sobre supostos casos de fraudes nas urnas eletrônicas.

Na transmissão, Francischini  insinuou que havia casos reais de urnas fraudadas durante a votação no primeiro turno. O parlamentar fez acusações à Justiça Eleitoral e induziu seus seguidores a acreditarem que urnas eletrônicas que apresentaram defeitos tinham sido apreendidas pela Polícia Federal.

Membro da chamada “bancada da bala”, Francischini foi eleito deputado estadual no último mês de outubro. Ele foi o mais votado no Paraná – teve apoio de 427.627 eleitores – e ajudou no desempenho do PSL no estado.

De acordo com o documento de acusação, assinado pela procuradora Eloisa Helena Machado, “o uso abusivo dos meios de comunicação, no caso a internet, para divulgação de notícias falsas e sabidamente inverídicas relativas a ‘fraudes’ em urnas eletrônicas, certamente foi capaz de prejudicar a livre manifestação da vontade política popular, demonstrando a potencialidade de as condutas ilegais beneficiarem candidato – o próprio Francischini, bem como seu partido político – PSL”.

Da redação da Agência PT de notícias, com informações do Congresso em Foco

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast