Mujica exalta luta pela democracia durante Congresso da CUT

Ex-presidente uruguaio defende a manutenção das conquistas já alcançadas para que se avance e a união dos países latino-americanos

Foto: Paulo Pinto/Agência PT

O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica defendeu, durante a abertura do 12º Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na terça-feira (13), a luta pela manutenção da democracia e das conquistas já alcançadas.

“A longo prazo, a única luta que se perde é a que se abandona. Por isso, lutem pela democracia”, exortou.

“É preciso lutar para manter as conquistas de hoje não porque são suficientes, mas porque são necessárias para que novas conquistas sejam alcançadas”, afirmou à plateia do Congresso.

Para Mujica, a união entre nações latino-americanas é fundamental para garantir o progresso da região. “Nós, latino-americanos, chegamos tarde à era industrial. Se não juntarmos forças, não seremos nada no mundo que está por vir”, avaliou.

Ele disse ainda que não participou da abertura do evento “apenas em solidariedade aos trabalhadores da CUT e ao meu amigo Lula”, mas para defender a colaboração entre as nações, que além da proximidade geográfica, têm trajetórias históricas parecidas.

“Venho de um pequeno país, portanto ninguém pode me chamar de imperialista”, ressaltou.

Da Agência PT de Notícias, com informações do Instituto Lula

PT Cast