Mulheres do PT lançam manifesto em apoio à candidatura de Jilmar Tatto

Em caminhada no centro de São Paulo ao lado de militantes do partido, na terça-feira (13), candidato petista reforçou compromisso de luta em defesa das mulheres. “Nossa política para as mulheres é transversal. Nós vamos voltar com a Secretaria das Mulheres que eles (Doria e Bruno) extinguiram, e fortalecer as políticas públicas para elas, para que a cidade de São Paulo volte a ser um exemplo”, afirmou Tatto.

Foto: Filipe Araújo

Mulheres petistas: "Jilmar Tatto está comprometido com a construção de uma gestão popular e democrática que incorpore a melhoria de vida das mulheres"

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Jilmar Tatto, participou, na terça-feira (13), de ato público no centro de São Paulo, onde recebeu o apoio de mulheres petistas. Reunidos em caminhada no centro de São Paulo, as militantes lançaram publicamente o Manifesto das Mulheres de São Paulo para reforçar a adesão.

“Nossa política para as mulheres é transversal”, declarou Jilmar Tatto. “Nós vamos voltar com a Secretaria das Mulheres que eles (Doria e Bruno) extinguiram, e fortalecer as políticas públicas para elas, para que a cidade de São Paulo volte a ser um exemplo nessa questão”, afirmou o candidato petista. Segundo Tatto, “é preciso também aumentar a representatividade das mulheres na Câmara dos Vereadores, aumentar a bancada feminina petista aqui na cidade de São Paulo. E nós vamos lutar firme forte para que tudo isso se torne realidade”.

Tatto agradeceu a leitura do manifesto no ato de campanha e reafirmou o compromisso, com as mães de São Paulo, de investir na educação infantil “para que nenhuma mãe fique com suas crianças sem vagas nas creches, nas escolas sem serem bem cuidadas com alimentação balanceada, sem terem um plano pedagógico adequado”.

O candidato ainda destacou que sua gestão dará atenção especial no combate à violência contra as mulheres e na ampliação de abrigos para acolher vítimas de agressões domésticas.

Leia abaixo a íntegra do manifesto.

Manifesto das mulheres do PT São Paulo pela candidatura de Jilmar Tatto para prefeito

 Atualmente, a cidade São Paulo tem sofrido com os impactos causados pela crise sanitária que piorou as condições de vida da população, mas, principalmente, evidenciou desigualdades estruturais, como o racismo, o machismo, a misoginia, o ódio de classe. Os impactos das crises acumuladas vêm gerando incertezas e a volta da miséria extrema. Na capital paulista, os casos de violência doméstica contra mulher aumentaram durante o isolamento social, assim como os casos de violência contra a juventude negra nas ruas de São Paulo.

Todos os dias, a cada instante, o machismo e o patriarcado atuam para manter a desigualdade de gênero, a opressão e a exploração sobre as mulheres, e para nos afastar dos espaços de poder e decisão na sociedade. Por isso, quando a vida do povo piora, as mulheres são as mais prejudicadas. Usufruir da cidade em segurança, ficar em casa em segurança, parar de ser assediada, violentada, agredida e assassinada por ser mulher.

Na luta por esses e tantos outros direitos, é com as feministas e seus aliados que as mulheres sempre podem contar. Assim foi do direito ao voto à regulamentação das trabalhadoras domésticas, da licença maternidade à pensão alimentícia, da aprovação da Lei Maria da Penha à tipificação do crime de feminicídio. E assim vem sendo na luta contra o retrocesso.

Neste sentido, a luta por trabalho decente, bem-estar e uma vida digna em todas as suas dimensões só será vitoriosa se for capaz de dar respostas concretas aos problemas cotidianos das mulheres, muitos dos quais podem ser resolvidos pelo poder público municipal. É importante que defendamos o legado das lutas sociais e nos posicionemos contra as medidas que vem sendo adotadas pela atual gestão paulistana de desmonte das políticas públicas e privatização do patrimônio e do espaço público.

Candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Jilmar Tatto é nosso importante aliado na lutas das mulheres e do povo trabalhador e está comprometido com a construção de uma gestão popular e democrática que incorpore a melhoria de vida das mulheres como um pressuposto e condição indispensável para a melhoria de vida de todo o povo paulistano, portanto,  declaramos apoio à candidatura de Jilmar Tatto para prefeito de São Paulo.

São Paulo, 13 de outubro de 2020

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast