Mulheres negras lideram articulação para ampliar o 8 de março

A programação inclui live para debater o tema “Mulheres Negras Contra a Violência Política”, que contará com a participação de vereadoras petistas

Iniciativa liderada por mulheres negras de várias partes do Brasil está unindo diversos coletivos em torno da agenda “Março de Lutas”, pela ampliação dos debates no 8 de março. Em formato virtual, a programação inclui uma live que será realizada na sexta-feira, às 19 horas, com o tema “Mulheres Negras Contra a Violência Política”, que contará com a participação das vereadoras petistas: Ana Lúcia Martins (Joinville-SC), Carol Dartora (Curitiba-PR) e Dandara Tonantzin (Uberlândia-MG). Todas eleitas em 2020.

Com ações pensadas para todo o mês de março, a mobilização nacional, que está em seu quarto dia de atividades,  tem como eixo a luta contra o racismo e o patriarcado.

Em 2021, a agenda de #MarçoDeLutas reúne um conjunto de ações coletivas para rearmar a resistência negra no Brasil. O Objetivo é que as mulheres negras protagonizem uma chamada para compartilhar práticas, experiências e viabilizar denúncias que potencializem o enfrentamento ao racismo, sexismo e à lesbitransfobia que impactam a vida das pessoas negras, especialmente as mulheres.

“Vivemos hoje um movimento irreversível: a presença de mulheres negras na política. Há muitos anos estamos construindo isso. Não é de hoje! Muitas mulheres negras vieram antes de nós, abrindo caminho para que pudéssemos estar aqui hoje”, anunciou Dandara, vereadora eleita com o maior número de votos para a Câmara Municipal de Uberlândia. Confira íntegra da fala no vídeo acima.

Já Carol Dartora, vereadora curitibana, convida para a live e destaca a importância de levantar o debate sobre opressões de raça, gênero e classe. Assista a seguir:

Ampliando o 8 de março

O primeiro encontro online é a Live de sexta (5), com a participação de parlamentares brasileiras que sofreram ataques recentes. O segundo é o “Diálogo Internacional – 20 anos da Conferência de Durban e a luta global contra o Racismo”, com a presença de mulheres negras das Américas, em 19 de março, às 15h.

Para o dia 08 de março foi reservado o lançamento de revista eletrônica “Marcha das Mulheres Negras – Da ancestralidade ao futuro”, que registra a participação ativa de mulheres negras nessa mobilização, considerada de grande relevância para o segmento.  A revista eletrônica é resultado de parceria da AMNB com o Cultne, maior acervo digital de cultura negra da América Latina.

“O Março de Lutas vai rearmar a denúncia contra as violações de direitos humanos, protagonizadas pelo Estado brasileiro, bem como, visa reforçar os debates sobre a importância da vida das mulheres negras no que diz respeito ao enfrentamento a violência doméstica, o feminicídio, o racismo religioso  a violência política”, comenta Valdecir Nascimento, coordenadora executiva da AMNB.

Mais que um evento, as ações do #MarçoDeLutas honra legados e trajetórias de pessoas e organizações negras com marcos históricos no mês de março como: os 3 anos do assassinato da militante negra parlamentar Marielle Franco, no dia 14 de março de 2018, ainda sem justiça; Neste mesmo dia homenageamos o nascimento de duas estrelas negras que tiveram grande contribuição para a luta negra brasileira: Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento – ambos nascidos em 14 de março de 1914.

A primeira edição do Março de Lutas foi criada em 2019, em Salvador (BA), pelo Odara – Instituto da Mulher Negra. Nas edições anteriores foram realizadas ações de comunicação em alusão às datas que fazem parte da agenda. Conra a agenda completa no quadro abaixo. A Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) é constituída por 49 organizações de mulheres negras, distribuídas nas cinco regiões do Brasil.

Siga a Agenda AMNB

Site com Programação detalhada: http://amnb.org.br/marcodelutas

Fotos de Divulgação: http://bit.ly/FotosAMNBImprensa

Redes: https://www.instagram.com/amnbocial/

Local das Lives: http://bit.ly/YoutubeAMNB

Assessoria de imprensa – Paó Comunicação/Cultne: 61 98179-9316

Março de lulas das mulheres negras

VEJA A PROGRAMAÇÃO

Confira abaixo o que já aconteceu e o que está programado para os próximos dias do Março de Lutas 2021.

01/03 – Lançamento do hotsite da campanha nas redes sociais

05/03 – 19h

Live “Mulheres Negras Contra a Violência Política” – Participantes: Ana Lúcia Martins (Vereadora PT \ Joinville); Vereadora Carol Dartora (Vereadora PT / Curitiba); Vereadora Dandara (Vereadora PT / Uberlândia);  Lívia Duarte  (Vereadora PSOL/Belém); Erica Hilton (Vereadora PSOL / SP). Mediação: Terlúcia Silva (AMNB)Transmissão – Canais do Youtube e Facebook da AMNB

08/03 – 19h30

Lançamento da Revista Eletrônica “Marcha das Mulheres Negras – Da ancestralidade

ao futuro” . Transmissão: Canais do Youtube e Facebook – AMNB

14/03 – 19h30

Reexibição de curta-metragens produzidos pelo acervo Cultne: “Marielle Presente – Eu sou porque nós somos”;  Teatro Experimental do Negro – Abdias Nascimento”; “Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus”, estrelando Ruth de Souza.Transmissão: Canais do Youtube e Facebook – AMNB

16/03 – 19h30

Reexibição do documentário “Somos tod@s Claudia!!”, ato público registrado pelo acervo Cultne em 2014. Transmissão: Canais do Youtube e Facebook – AMNB

19/03 – 15h

Diálogo Internacional – 20 anos da Conferência de Durban e a luta global contra o Racismo.

21/03 – Mobilização nas redes sociais da AMNB: Publicação de materiais da campanha em alusão ao Dia de Eliminação da Discriminação Racial

27/03 – 19h30

Lançamento do documentário “Tributo à Luiza Bairros” produzido pelo acervo Cultne.Transmissão: Canais do Youtube e Facebook – AMNB

31/03

Mobilização nas redes sociais da AMNB: Publicação de materiais da campanha para referenciar a participação da população negra na luta pela democracia e contra a ditadura militar.

Da Redação, com informações do Mundo Negro