Mulheres potiguares lançam manifesto em apoio à Fátima Bezerra

Governadora vem sendo alvo de ataques machistas desde o começo de seu governo

“Nós, cidadãs do Rio Grande do Norte, neste 08 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, manifestamos toda nossa indignação diante dos ataques que sofrem as mulheres do nosso estado, notadamente a governadora Fátima Bezerra, vítima do machismo e do comportamento misógino que se reproduz aqui, assim como em todo o país”.

Assim começa o manifesto lançado durante o dia internacional da mulher por uma articulação de mulheres do Rio Grande do Norte que visa apoiar a governadora Fátima Bezerra.

Única governadora mulher do país, Fátima vem se destacando pelo responsável trabalho realizado no combate à pandemia do coronavírus no estado, ainda mais quando comparado às ações (ou a falta delas) do desgoverno Bolsonaro.

Mas, diferente dos ataques que outros governantes e parlamentares recebem, Fátima vem sendo atacada de forma machista e misógina. O manifesto lançado nesta segunda-feira traz a observação que esses ataques partem de pessoas que “não se conformam em ter uma mulher de origem popular à frente do executivo estadual, como a única governadora hoje em nosso país”.

A vereadora de Natal e Secretária Estadual de Mulheres do PT do estado do Rio Grande do Norte, Divaneide Basílio, foi uma das idealizadoras deste manifesto, que teve grande repercussão e participação dentro e fora do estado.

“As agressões misóginas que a governadora Fátima vem recebendo são principalmente pelas posturas da nossa governadora em defesa da vida no nosso estado. A mobilização para esse manifesto envolveu parlamentares, movimentos sociais diversos e a população, partindo do Rio Grande do Norte para o resto do país”, conta Diva.

Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT, apoia o manifesto organizado pelas mulheres do Rio Grande do Norte e reafirma o caráter machista e misógino dos ataques à Governadora Fátima Bezerra.

“Fátima recebe ataques machistas desde a sua campanha em 2018. Agora, com sua posição dura e correta no combate ao COVID-19, esses ataques aumentaram exponencialmente e não podemos deixar isso acontecer. Todo apoio à companheira Fátima Bezerra!”, diz Anne.

Leia e assine o manifesto.

Nádia Garcia, Agência Todas.