Mulheres são maioria no secretariado de Edinho em Araraquara

Além do prefeito, a cidade do interior de São Paulo também elegeu 3 vereadoras do Partido dos Trabalhadores.

Ascom/Prefeitura de Araraquara

Secretariado de Edinho Silva tem maioria de mulheres

Tomaram posse na última sexta-feira (8) as escolhidas e escolhidos pelo prefeito reeleito em Araraquara (SP), Edinho Silva, do Partido dos Trabalhadores, para ocuparem o secretariado municipal.

Pela primeira vez 10, das 15 secretarias da gestão serão ocupadas por mulheres, uma vitória para as Araraquarenses, que agora dão um exemplo para as outras grandes cidades do país ao colocar mulheres em cargos de decisão e poder.

Na primeira gestão de Edinho Silva como prefeito, as mulheres já eram maioria no primeiro escalão, agora o percentual de mulheres é de 66% e o Projeto Elas por Elas tem grande participação nisso.

Edinho Silva diz que a mensagem transmitida pela Prefeitura é a de que não há mais espaço para qualquer tipo de preconceito e discriminação, seja contra mulheres, população afro-brasileira, comunidade LGBT, pessoas com deficiência.

“Nossa sociedade deve ser igualitária, onde mulheres e homens têm os mesmos direitos, as mesmas capacidades e as mesmas oportunidades. Tenho muita confiança em toda a minha equipe de governo. Nossos secretários e secretárias vão continuar se dedicando muito para que Araraquara cresça com justiça social”, afirma o prefeito, que além das 10 secretárias, também nomeou mulheres para as coordenadorias, presidências de fundações, diretorias e gerências de autarquias, ouvidoria e para o comando da Guarda Municipal.

Mulheres petistas na Câmara de Vereadores

 

O Partido dos Trabalhadores também aumentou seu número de vereadoras eleitas em Araraquara, no interior de São Paulo. Na última legislatura a cidade contava com uma vereadora petista, agora são três vereadoras, Fabi Virgílio, Filipa Brunelli, primeira mulher trans eleita na cidade, e Thainara Faria, reeleita como a vereadora mais votada e agora vice presidenta da Câmara de vereadores.

Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Thainara Faria, vereadoras petistas eleitas em Araraquara.

Thainara faz questão de pontuar como as mulheres têm demonstrado sua competência à frente dos cargos de decisão e poder na cidade de Araraquara e como isso tem transformado a realidade local:

“O último governo se encerrou também composto pela maioria de mulheres, isso é fantástico. Edinho procura pessoas técnicas e comprometidas com o serviço público e na maioria das vezes esse perfil é encontrado com excelência nas mulheres que compõem o governo, a maioria reconduzidas para as secretarias pelo brilhante trabalho desenvolvido à frente das pastas.” disse a vereadora.

Para a Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, o Projeto Elas por Elas e todo o trabalho de enfrentamento ao machismo que a secretaria tem produzido tem tido grandes resultados, não só na eleição de mulheres, mas na disposição dos homens petistas em reconhecer e empoderar mulheres em suas gestões. “O Projeto Elas por Elas tem a missão de fortalecer as mulheres, mas não só para disputar cargos eletivos, também, para ocupar os espaços de decisão nas gestões”.

Novo secretariado

Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano: Sálua Kairuz Manoel Poleto
Secretário Municipal de Administração: Antonio Adriano Altieri
Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade: José Carlos Porsani
Secretário de Obras e Serviços Públicos: Sérgio José Pelícolla
Secretária Municipal de Saúde: Eliana Honain
Secretária Municipal da Educação: Clélia Mara dos Santos
Secretária Municipal de Governo, Planejamento e Finanças: Juliana Picoli Agatte
Secretária Municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais: Mariamália de Vasconcellos Augusto
Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social: Jacqueline Barbosa
Secretária Municipal de Comunicação: Priscila da Silva Luiz
Secretária Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular: Amanda Vizoná
Secretária Municipal de Cultura: Teresa Cristina Telarolli
Secretária Municipal de Esportes e Lazer: Milena Malheiros Pavanelli
Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo: Damiano Neto (vice-prefeito)
Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública: coronel João Alberto Nogueira Júnior

Nádia Garcia, Agência Todas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast