“Mundo está perplexo com Bolsonaro”, diz Lindbergh na Espanha

Discurso do senador foi um dos mais comentados na abertura Fórum Europeu das Forças Progressistas. “Há muita preocupação com direitos humanos e meio ambiente”

Karla Boughoff / CUCA da UNE

O senador Lindbergh Farias participou nesta sexta-feira (9) do Fórum Europeu das Forças Progressistas em Bilbao, na Espanha. O evento discute os rumos da esquerda na Europa – mas o grande assunto da abertura foi o Brasil.

Lindbergh foi convidado a falar sobre o sobre o cenário político recente do País, agora com a vitória de Jair Bolsonaro (PSL). Ele chama atenção para o clima de apreensão com o futuro governo de extrema-direita. Não só entre os progressistas, mas em toda a imprensa europeia.

“Há muita perplexidade com um presidente que defende ditadura, tortura e também muita preocupação com o meio ambiente e a Amazônia”, explica.

Seu discurso acabou com um ‘Lula Livre’ que ecoou por toda a plateia. Houve muitas perguntas sobre o caso do ex-presidente e também a respeito da promessa de criminalização do MST, MTST e outros movimentos sociais.

Na visão do senador, essa repercussão antecipa os desafios dos próximos anos e deve ser observada atentamente pelos partidos no Brasil. “É assim que a gente vai inibir qualquer tipo de ação autoritária de Bolsonaro”, aposta.

Vice-presidente do Parlamento Europeu

Lindbergh se encontrou com o vice-presidente do Parlamento Europeu, Dimitrios Papadimoulis, membro do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia. Segundo o senador, Papadimoulis também manifestou muita preocupação com a questão ambiental, especialmente em relação à Amazônia, uma vez que o presidente eleito Bolsonaro já cogitou, inclusive, a fusão dos ministérios da Agricultura e Meio Ambiente.

Ainda segundo Lindbergh, o vice-presidente do Parlamento Europeu também revelou profunda apreensão com a defesa da democracia e dos direitos humanos no Brasil. Papadimoulis anunciou que uma comitiva de parlamentares europeus deve vir ao país para fiscalizar as denúncias de violações de direitos humanos, a exemplo da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Assista ao vídeo:

Da Redação Agência PT de Notícias