Muy amigos: Dodge decide não denunciar Temer por “quadrilhão do MDB”

Procuradora-geral entende que o ilegítimo só pode responder por crimes cometidos durante o mandato, livrando-o de um possível afastamento

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dodge e Michel Temer na cerimônia de posse da nova procuradora-geral da República

Em meio à debandada geral dos aliados de Michel Temer, que agora até o criticam para fugir de sua impopularidade radioativa, sobram algumas boas relações. Nesta quarta-feira (26), a procuradora-geral Raquel Dodge desistiu denunciá-lo por envolvimento no chamado “quadrilhão do MDB”, livrando-o de um possível afastamento nos meses finais de seu mandato.

Temer é acusado de pedir R$ 10 milhões em propina da Odebrecht para o MDB. O acordo teria sido selado em 2014, em um jantar no Palácio do Jaburu. Os ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco também estão envolvidos no caso.

A chefe do MPF pediu que o inquérito seja suspenso sob alegação de que ele era vice-presidente na época do fato e, portanto, não estaria sob a imunidade do cargo (a Constituição veda investigação a um presidente por fatos anteriores.)

Embora ela pudesse ter denunciado Temer observando que o caso ficasse parado até o fim do mandato, conforme explica o G1, Dodge entendeu que nem mesmo cabia fazê-lo. A partir do dia 1º de janeiro, a investigação poderá seguir pela primeira instância.

Esta seria a terceira denúncia contra Temer no caso do “quadrilhão”. As duas anteriores foram apresentadas pelo antigo procurador Rodrigo Janot, precursor de Dodge no cargo. Ela foi nomeada por Temer em desrespeito à tradição criada por Lula de escolher sempre o mais votado da lista tríplice – na época, ele foi a segunda mais votada pelos colegas.

Aventa-se na imprensa que a procuradora tem a intenção de chegar ao STF. Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, colegas acreditam piamente que ela deseja ser nomeada. Outros colunista diz que os próprios ministros a consideram favorita a ocupar numa eventual aposentadoria de algum dos colegas. A ver.

Da Redação Agência PT de Notícias, com informações de G1 e O Globo.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Dilma: “A verdade está vindo à tona sobre a participação dos militares no Golpe de 2016” Brasil
Rubens Valente: Temer mostra sintonia com as confissões de Jucá Brasil
Golpista, Temer confessa que tramou a deposição de Dilma ainda em 2015 Brasil

Mais notícias

PT Cast