Na Bahia, Lula busca saída para a crise, enquanto Bolsonaro cria factoides

“Precisamos nos manter preocupados com o país e não dar muita importância para as loucuras do Bolsonaro”, disse Lula, que encerra viagem pelo Nordeste nesta quinta-feira

O Brasil só sairá da atual crise quando começar a discutir seus reais problemas e parar de dar importância às “loucuras” de Bolsonaro, defendeu Lula nesta quinta-feira (26), na Bahia, estado no qual encerra sua viagem pelo Nordeste. E um exemplo dessas insanidades propagadas pelo ex-capitão é o uso do Dia da Independência para tirar proveito político, disse o ex-presidente, após ser questionado pelo tema.

“O 7 de setembro é um dia oficial de comemoração e acontece desde a Proclamação da República. O Bolsonaro está tentando tirar proveito. É mais uma bravata. Ele só vive disso”, analisou Lula. “Ele anda desesperado, inventa história todo dia, conta mentira, faz provocação a tudo e a todos, tenta desacreditar as instituições. Mas nós precisamos nos manter com a cabeça tranquila, preocupados com este país, com o povo, com o emprego, em garantir que a população viva em paz, e não dar muita importância para as loucuras do Bolsonaro, que cai mais em descrédito a cada manifestação que ele faz.”

Ao lado de Lula, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), acrescentou que Bolsonaro só sabe governar por meio de falsas polêmicas para não precisar lidar com o que realmente interessa. “Em vez de conversar com governadores e prefeitos sobre os problemas concretos do país, Bolsonaro pauta a mídia e as redes sociais com factoides e falsas polêmicas. Tudo para esconder a sua desumanidade e sua incapacidade de governar”, apontou.

Por um futuro mais promissor

Assim como fez nos outros cinco estados que visitou durante a viagem iniciada no dia 15 (Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte), Lula fez questão de conhecer na Bahia projetos que poderiam ser replicados em todo o país para melhorar a qualidade de vida da população. Em Salvador, Lula conheceu a Policlínica de Narandiba, um dos 25 centros de saúde integrados que o governo de Rui Costa pretende inaugurar até o fim de 2022 — atualmente, 17 já estão em funcionamento (veja vídeo da visita no fim desta matéria).

A exemplo do que fez ao conhecer os centros de recuperação pós-Covid, no Piauí, e a vacinação contra a Covid-19 nos locais de trabalho, no Maranhão, Lula recomendou que o governo da Bahia apresente ao governo federal a experiência das Policlínicas. “É para que eles vejam que muita coisa pode ser feita”, explicou Lula.

Além de ser apresentado à iniciativa na área da saúde, Lula se reuniu com diversos movimentos sociais na quarta-feira e encerrou sua agenda com um encontro com os movimentos negros da Bahia. “Todas as agendas tiveram por objetivo aprender com o que está sendo feito em cada estado e conversar com forças políticas e movimentos sociais para que a gente discuta a conjuntura e o que fazer para garantirmos ao povo um futuro mais promissor”, explicou.

Por onde passou, Lula convidou a população para trabalhar pela reconstrução do país, que ele garantiu ser possível após a retirada de Bolsonaro da Presidência. “Só vamos resolver o problema do Brasil, caso não tenha impeachment, com o povo tirando Bolsonaro e colocando alguém democrático no lugar para poder consertar este país.”

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast