Na frente em Caxias do Sul, Pepe Vargas tem compromisso com saúde, emprego e renda

Sintonizado com os tempos atuais, e contrário do negacionismo bolsonarista, Pepe Vargas vai trabalhar para que a saúde e a economia andem de mãos dadas. “A saúde bem organizada vai permitir que a economia funcione”, defende Pepe. Assim, continua ele, “as pessoas terão emprego e renda e a prefeitura mais recursos para investir em saúde e em outras políticas públicas”

Divulgação

Pepe Vargas, em campanha do segundo turno, em Caxias do Sul

O petista Pepe Vargas, da coligação Caxias Pra Frente (PT, PCdoB e PSOL), chegou ao segundo turno com 34,17% dos votos. Foram 75.619 votos dos caxienses que apostaram em um futuro melhor para a cidade e seus moradores. São votos de confiança em quem já foi prefeito, entre 1997 e 2004, com aprovação de 92%. O adversário o segundo turno é o candidato do PSDB.

Neste segundo turno, Pepe e o vice Claudio Libardi PCdoB), aceleraram o rítmo da campanha nos bairros, ouvindo as reivindicações da população. Apontando como destaque a retomada do Orçamento Participativo, os dois lembram que Caxias do Sul andou para trás nos últimos anos. É preciso retomar o rumo na economia, no emprego, na saúde, na educação e na segurança, destacam.

Sintonizado com os tempos atuais, e contrário do negacionismo bolsonarista, Pepe Vargas vai trabalhar para que a saúde e a economia andem de mãos dadas. “A saúde bem organizada vai permitir que a economia funcione”, defende Pepe. Assim, continua ele, “as pessoas terão emprego e renda e a prefeitura mais recursos para investir em saúde e em outras políticas públicas”.

Em sua administração, Pepe aposta em mobilizar a administração municipal para gerar desenvolvimento, emprego e renda. “Iremos isentar de impostos, por um ano, às novas micro e pequenas empresas, através do Programa Custo Zero”, aponta. Outra proposta é o Programa Extraordinário de parcelamento de dívidas das empresas. Para atrair novas empresas, Pepe promete devolver parte do ICMS gerado por elas, por um determinado tempo.

Saúde pública

O programa de Pepe e Cláudio aposta em recuperar o papel de Caxias do Sul como referência no Sistema Único de Saúde. Hoje, faltam medicamentos básicos, além dos especiais e as filas para consultas e cirurgias só crescem. “Vamos descentralizar o SAMU e organizar mutirões para zerar as filas de consultas especializadas e cirurgias. O programa de Pepe também prevê usar as novas tecnologias para o atendimento e marcação de consultas.

“Vamos ampliar as equipes de saúde da família e construir novas unidades básicas em locais em que a densidade populacional exige”, afirma Pepe. A preocupação com a saúde também se estende ao enfrentamento à pandemia do coronavírus. “Assim que houver uma vacina aprovada, vamos trabalhar para vacinar a população”, diz.

Na segurança, a administração de Pepe prevê estruturar a Guarda Municipal e adequar o efetivo com a necessidade. Entre as medidas estão ampliar ações da Patrulha do Interior, retomar e ampliar o policiamento comunitário em parceria da Guarda Municipal com a Brigada Militar e, ainda, recuperar as câmeras de vídeo instaladas e ampliar o seu número e alcance.

Entre os destaques na área de educação, está educação infantil que conta com várias iniciativas previstas. “Vamos garantir vagas a todas as crianças de 04 e 05 anos, através da construção de escolas e de parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil”, afirma Pepe. Outra proposta é priorizar vagas de creches para crianças de até 3 anos de famílias de menor renda.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast