No ENEM, estudantes devem escrever sobre violência contra a mulher

Provas tiveram início às 13h30, no horário de Brasília, e os alunos terão um prazo de até 5h30 para redigir um texto, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 é “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. O Ministério da Educação fez o anúncio, pelas redes sociais, logo após o fechamento dos portões para o segundo dia de provas.

As provas tiveram início às 13h30, no horário de Brasília, e os alunos terão um prazo de até 5h30 para redigir um texto, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e também responder a 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e outras 45 de matemática e suas tecnologias.

Na prova de redação são avaliados aspectos relacionados às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Os participantes devem defender uma tese – uma opinião – a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.

A redação receberá nota zero se apresentar fuga total ao tema ou não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa. Os textos com até sete linhas ou que contiverem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto, ou ainda desrespeito aos direitos humanos, também serão avaliados com nota zero. O mesmo vale para os casos em que a folha de redação for entregue em branco, independente do conteúdo desenvolvido na folha de rascunho.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério da Educação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast