No Facebook, Sonia Braga rebate ministro da Cultura golpista

No Facebook, a atriz diz ” Senhor Ministro, não podemos perder as nossas conquistas. Sobretudo a mais importante delas, o respeito”

Maeve Jinkings, Sônia Braga, Carla Ribas, Kleber Mendonça Filho e Humberto Carrão levaram cartazes ao tapete vermelho - JEAN-PAUL PELISSIER / REUTERS

A atriz Sonia Braga usou sua página oficial no Facebook, nesta terça-feira (6), para rebater críticas de Marcelo Calero, ministro da Cultura do governo golpista de Michel Temer, sobre o protesto em Cannes. Em declarações ao programa Preto no branco, exibido no domingo (5), no Canal Brasil, Calero criticou o protesto dos artistas brasileiros em Cannes.

Sonia questiona: “Como pode um Ministro dizer que um ato democrático como o nosso é a representação de um País inteiro? Isso é desconhecimento do que significa plena democracia. Se estivéssemos falando em nome de todos não precisaríamos, evidentemente, fazer o ato.”

A atriz também comenta a falta de diálogo do ministro com a classe dos artistas e a boa visibilidade do protesto na mídia internacional. “ O Ministro da Cultura ofendendo artistas é inadmissível. O senhor está nesse cargo para dialogar, para nos ajudar, para fazer a ponte com quem nos explora. A propósito, as críticas para Aquarius foram fabulosas. Quatro estrelas em jornais franceses, italianos, poloneses, russos e três citações no The New York Times. Ponto grande para a imagem da cultura brasileira no exterior.”

Na época do Festival de Cannes, a equipe do filme brasileiro, o diretor Kléber Mendonça Filho e os atores Humberto Carrão e Maeve Jinkings exibiram cartazes em inglês e francês no topo da escadaria que leva ao Palácio dos Festivais denunciando o golpe articulado por Michel Temer.

“O mundo não pode aceitar este governo ilegítimo”, “Um golpe está acontecendo no Brasil”, “54.501.118 de votos foram queimados”, “Misóginos, racistas e impostores como ministros” e “Dilma, vamos resistir com você” foram alguns dos cartazes levados pelos artistas.

Atores durante protesto nos Festival de Cannes. Foto L’équipe d’Aquarius © M. Petit / FDC

Por Carla Escaleira, da Redação da Agência PT de Notícias