No RJ, vereadora do PT sofre abordagem violenta da Polícia Militar

O Partido dos Trabalhadores repudia a abordagem violenta contra a vereadora Tainá de Paula (PT/RJ) e seus assessores na noite desta quinta-feira, 27

Divulgação

No Rio de Janeiro, vereadora Tainá de Paula sofre abordagem violenta da PM

Na noite desta quinta, 27, ao saírem da Câmara Municipal, a vereadora petista Tainá de Paula (PT/RJ) e seus assessores foram agressivamente abordados por policiais militares.

Com armas e aos berros, policiais em quatro motocicletas exigiram que a vereadora e assessores saíssem do carro com as mãos na cabeça.

“Não é possível que pessoas negras em um carro blindado possam causar tamanha estranheza”, a vereadora disse. “A PM é um desastre anunciado”.

“Não posso dizer que fiquei surpresa com o ocorrido, ontem. Esse tipo de abordagem faz parte de uma rotina perversa na vida de pessoas negras. O que precisamos responder é até quando situações como essa serão normalizadas. Não é normal”, afirma Tainá de Paula.

Para a deputada federal, Benedita da Silva (PT/RJ), trata-se de mais um retrato brasileiro do racismo estrutural.

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo lamenta e repudia a ação desastrosa e irresponsável da polícia na abordagem feita à vereadora Tainá de Paula.

“Não é possível que o racismo continue sendo usado como arma para coagir e violentar a ação e os corpos das pessoas negras. Esse caso precisa ser apurado e deve ter punição exemplar, caso contrário o sistema policial estará deixando clara sua incompetência na condução da segurança da sociedade. Toda nossa solidariedade a companheira vereadora Tainá de Paula”, declara o secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT,  Martvs das Chagas.

A secretária Nacional LGBT do PT, Janaina Oliveira, também manifestou solidariedade à vereadora e enfatiza que é “inaceitável naturalizar atos racistas e abusivos” como este:

“As abordagens policiais se tornam muito mais violentas quando se trata de pessoas negras. Essas atitudes são retratos das estruturas forjadas no racismo. Não podemos naturalizar atos como esses de abuso e de opressão contra a população negra. É inaceitável essa violência racista praticada pela polícia militar do Rio de Janeiro. Minha solidariedade à assessoria e à vereadora Tainá de Paula”

Outros parlamentares também se manifestaram em apoio à vereadora. Veja, abaixo:

  • “É triste essa constatação diária do racismo estrutural no nosso país”, disse o vereador Lindbergh Farias (PT-RJ).
  • “Lamentável que isso tenha acontecido com você, Tainá. Espero que você e seus assessores fiquem bem e possam seguir sendo vozes em prol da democracia e do bem estar da nossa sociedade, combatendo, inclusive o racismo das instituições”, disse o vereador Paulo Pinheiro (PSOL-RJ).
  • “É lamentável e inadmissível que esses episódios de racismo continuem acontecendo”, escreveu o vereador Reimont Otoni (PT-RJ).

Leia abaixo a nota oficial do PT Rio:

Ontem, a nossa querida companheira vereadora Tainá de Paula, foi vítima junto com a sua equipe de assessores, de um abuso policial durante uma abordagem truculenta e racista.

Situações como essa que a vereadora Tainá de Paula e sua equipe de assessores foram vítimas, evidenciam como o racismo estrutural massacra, oprime e criminaliza a população negra em nosso país, precisamos ser firmes e lutar diariamente para que essa realidade mude, pois situações como essas não podem e não devem continuar acontecendo no dia a dia da população negra e periférica.

Toda solidariedade, a nossa querida companheira Tainá de Paula e sua equipe de assessores.

João Maurício, presidente Estadual do PT/RJ.

Da Redação

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast