Nobel da Paz, PMA é parceiro de longa data do Instituto Lula

Desde sua fundação em 2011, o Instituto Lula teve como missão o intercâmbio de experiências no combate à fome e à miséria. Nesse período, o Programa Mundial de Alimentos transformou seu escritório no Brasil no Centro de excelência no combate à fome, gerido pelo economista Daniel Balaban

Heinrich Aikawa/ Instituto Lula

Na foto, ao centro, Paulo Okamotto, então presidente do Instituto, e Daniel Balaban do PMA, em foto de 2014

O Programa Mundial de Alimentos da ONU recebeu nesta semana o Prêmio Nobel da Paz. Este é o reconhecimento a um dos mais importantes programas de combate à fome em todo o planeta. O Instituto Lula parabeniza o PMA e comemora junto essa conquista de um parceiro de primeira hora no combate à fome.

Desde sua fundação em 2011, o Instituto Lula teve como missão o intercâmbio de experiências no combate à fome e à miséria. Nesse período, o Programa Mundial de Alimentos transformou seu escritório no Brasil no Centro de excelência no combate à fome, gerido pelo economista Daniel Balaban. Entre as diversas parcerias, em 2014 o Instituto Lula e o Programa Mundial de Alimentos assinaram um convênio de parceria na promoção da experiência brasileira em políticas sociais de combate à fome.

Naquele período, o Brasil era um exemplo mundial no combate à fome e à miséria. Delegações estrangeiras, especialmente da África e América Latina vinham ao país conhecer as tecnologias que possibilitaram que 36 milhões de pessoas saíssem da linha de pobreza. Mas desde o golpe que tirou a presidenta Dilma Rousseff do poder, as prioridades do governo mudaram radicalmente e o país que era exemplo mundial hoje está de volta ao mapa da fome.

A crise no preço do arroz, que já aumentou 20% só nos nove primeiros meses deste ano, é só mais uma faceta dessa nova política. O atual governo e seu propalado Estado mínimo não fez nada quando era evidente que haveria falta do produto, e agora a conta sobra para o consumidor pagar.

Por tudo isso, e por conhecer de perto o trabalho do PMA, todos aqueles que lutam por um Brasil e um mundo sem fome se sentem ganhadores com o Prêmio Nobel da Paz anunciado hoje.

Veja abaixo o que Daniel Balaban, diretor do Centro de excelência no combate à Fome do PMA falou sobre Lula e o trabalho do Instituto em 2015:

Daniel Balaban, diretor e representante do Centro de Excelência Contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos da ONU, afirmou que Lula é referência mundial no combate à fome. Ele destacou os programas sociais criados durante o governo do ex-presidente, como o Fome Zero: "A maioria dos países da África tem programas com o mesmo nome; todos eles estão desenvolvendo programas nessa linha e tentando criar políticas de proteção social baseadas no exemplo brasileiro e desenvolvidas no governo do presidente Lula". A partir de amanhã, Lula estará na Itália para falar sobre o combate à fome na Conferência da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) e na Expo 2015 Milano.

Julkaissut Lula Keskiviikkona 3. kesäkuuta 2015

Do Instituto Lula

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast