Nordeste: Lideranças do PT debateram cenário político e eleições 2022

Segunda etapa dos Seminários Regionais do partido reuniu 368 participantes, entre dirigentes nacionais e estaduais, vice-governadoras Eliane Aquino, de Sergipe, e Regina Souza, do Piauí, além dos senadores Humberto Costa (PT-PE), Jacques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE) e Jean-Paul Prates (PT-RN).

Site do PT

Lideranças do PT nos nove estados da região Nordeste participaram no sábado (13) de mais uma etapa dos Seminários Regionais que vem sendo realizados por videoconferência dentro da programação dos 41 anos de fundação do partido, com o objetivo de ampliar o debate sobre a conjuntura e a organização partidária, além de pensar as ações políticas de maneira regionalizada.

Os seminários regionais, que tiveram início no dia 27 de fevereiro com as regiões Norte e Centro-Oeste, são coordenados pela presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e contam também com a participação do ex-ministro da Educação Fernando Haddad, presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo. Nesta segunda etapa dos seminários, o secretário-geral do PT, deputado Paulo Teixeira, mediou a mesa sobre conjuntura que ocorreu durante a parte da manhã.

De acordo com a Secretaria Nacional de Organização do PT, o seminário do Nordeste contou com a presença de 368 participantes, entre parlamentares, presidentes estaduais da legenda, dirigentes nacionais e estaduais.

As vice-governadoras Eliane Aquino, de Sergipe, e Regina Souza, do Piauí, juntamente com os senadores Humberto Costa (PT-PE), Jacques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE) e Jean-Paul Prates (PT-RN) tiveram presença destacada na videoconferência.

Durante o evento virtual, após exposição da mesa sobre conjuntura, os presidentes estaduais do PT do Nordeste fizeram relatos sobre o cenário político do seu estado, com avaliação de governos e também sobre as possíveis candidaturas do partido ao governo e Senado, além de avaliações políticas sobre possíveis apoios e a construção das chapas proporcionais para 2022

Na parte da tarde, o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, fez uma apresentação do formulário de acompanhamento eleitoral e do Candidate-se 2022 que visa a inscrição e preparação de nomes para a disputa eleitoral do ano que vem.

Em seguida, a mesa sobre Organização Partidária – Inovação e ação partidária nos territórios e preparação dos Encontros das Secretarias, dos Setoriais e do Congresso da Juventude, contou com as intervenções das/os secretárias/os nacionais Sonia Braga,Organização; Vera Lúcia, Movimentos Populares; Maria do Rosário, Formação; Joaquim Soriano, Assuntos Institucionais e do ex-ministro Gilberto Carvalho, diretor da Escola Nacional de Formação do PT.

Com a realização dos Seminários Regionais, a direção nacional do PT pretende estabelecer um “um espaço de escuta para identificar e entender as dificuldades e especificidades locais e refletir coletivamente sobre as soluções, pautas e ações específicas, que possam dialogar melhor com a realidade de cada região”.

O terceira e última etapa dos Seminários Regionais do PT irá abranger os estados das regiões Sudeste e Sul e está marcado para acontecer no próximo dia 27 de março, também no formato de videoconferência, em obediência às normas de restrição impostas pela pandemia do coronavírus.

Podem ter acesso aos seminários regionais os membros do Diretório Nacional filiados na região, membros das Comissões Executivas Estaduais, secretários/as setoriais e Estaduais (com assento na CEE) e governadores/a, senadores, deputados/as federais e estaduais.

Da Redação, com SORG/PT